Geral

TURISMO

Falta de hotéis e passagens aéreas caras são desafios para o turismo no Piauí

Empresário Ehrlich Cordão concedeu entrevista ao podcast Piauí Hoje e falou sobre os desafios do setor

Da Redação

Quarta - 20/11/2024 às 18:33



Foto: Piauí Hoje Ehrich Cordão, diretor da Radical Produções, acompanhado do jornalista Luiz Brandão
Ehrich Cordão, diretor da Radical Produções, acompanhado do jornalista Luiz Brandão

O turismo no Piauí vem ganhando espaço como um setor estratégico para o desenvolvimento econômico do estado. Mas, segundo o empresário Ehrlich Cordão, em entrevista ao podcast Piauí Hoje, a capacidade hoteleira do estado, a falta de infraestrutura e os custos de transporte aéreo são os principais desafios para essa expansão.

Segundo ele, Teresina conta atualmente com cerca de 3.600 leitos hoteleiros, número insuficiente para eventos de grande porte, como congressos nacionais. Em comparação, Fortaleza oferece 18 mil leitos. Esse é um dado que mostra a necessidade de atrair mais investimentos para a ampliação do número de hotéis em destinos como São Raimundo Nonato, que registra uma demanda reprimida de mais de 2 mil leitos.

Outro obstáculo importante é o custo elevado do transporte aéreo. Para o empresário, medidas como incentivos fiscais no preço do querosene de aviação poderiam tornar o estado mais competitivo e atrativo para turistas.

Além disso, Cordão ressalta a necessidade de criar um calendário de eventos fixo que garanta previsibilidade ao setor. Ele citou exemplos bem-sucedidos, como o Festival de Inverno de Garanhuns e eventos musicais no Ceará, que atraem turistas ao longo do ano. No Piauí, propostas como a Ópera da Serra da Capivara e o Festival de Rebeca têm potencial para se consolidar como atrações permanentes, fortalecendo a economia local.

Qualificação profissional é outro ponto importante. "Precisamos melhorar o atendimento em bares, hotéis e restaurantes, investindo na capacitação das pessoas que estão na linha de frente do turismo", comentou Cordão.

Por fim, a promoção internacional do estado é vista como algo estratégico. "Participar de feiras e eventos turísticos fora do Brasil ajudaria a colocar o Piauí na prateleira de grandes operadoras e agências de viagem. O Ceará se projetou no mercado internacional e fez do turismo uma estratégia de desenvolvimento. O Piauí tem o mesmo potencial",  afirmou.

Para ele, o governador do estado, Rafael Fonteles, está bastante comprometido em fortalecer o turismo como uma prioridade para o desenvolvimento econômico, reforçando que, com planejamento e investimentos, o setor pode ser um ponto importante para o crescimento sustentável no Piauí.

Assista a entrevista completa:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: