A Igreja Católica em Teresina inicia no próximo dia 18 de fevereiro o período da Quaresma com a tradicional celebração da Quarta-feira de Cinzas. O tempo litúrgico marca o começo de 40 dias dedicados à oração, penitência e preparação espiritual para a Páscoa, quando os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo.
Na capital piauiense, a celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, às 7h30, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores. Um dos momentos centrais da missa é a imposição das cinzas sobre os fiéis, gesto que simboliza arrependimento, conversão e reconhecimento da fragilidade humana. As cinzas utilizadas na celebração são preparadas a partir da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior.
Para o padre Anderson Fábio, a data convida os fiéis a uma reflexão profunda sobre a própria vida.
“O significado da Quarta-feira de Cinzas é como se fosse um espelho que traduz a nossa fragilidade, recordando que somos pó e ao pó retornaremos, mas também é uma oportunidade para encontrar nossa força. É um convite a olhar para dentro de nós mesmos e reconhecer o tempo de arrependimento”, afirma.

O sacerdote explica ainda que o gesto de marcar a testa com as cinzas vai além do simbolismo externo.
“A imposição das cinzas é um sinal de que não somos apenas pó e matéria, mas pó em movimento. Somos pó com capacidade de amar, de sermos melhores e de agir”, pontua, lembrando passagens bíblicas em que as cinzas representam humildade e mudança de vida.
A Quaresma é inspirada nos 40 dias em que Jesus permaneceu no deserto antes de iniciar sua missão pública. Segundo o padre, esse período pode ser entendido como um “deserto pessoal e espiritual”, tempo de recolhimento e revisão de atitudes, para que o cristão se volte ao essencial: o amor a Deus e ao próximo.
Durante esse caminho, a Igreja orienta os fiéis a vivenciarem três práticas fundamentais: a oração, fortalecendo o diálogo com Deus; o jejum, como exercício de disciplina e desapego; e a caridade, expressa em gestos concretos de solidariedade.
“O católico deve viver a Quaresma como tempo de conversão que inicia de dentro para fora, pois foi dessa forma que Jesus nos ensinou: ‘O que sai da boca, vem do coração, e isso é que torna alguém impuro’ (Mt 15,18)”, reforça o padre Anderson Fábio.
Além da celebração na Catedral, todas as paróquias e comunidades que integram a Arquidiocese de Teresina terão missas e momentos de oração ao longo da Quarta-feira de Cinzas, possibilitando que fiéis de diferentes regiões da cidade e municípios vizinhos participem do início do tempo quaresmal.
HORÁRIOS DAS CELEBRAÇÕES EM ALGUMAS IGREJAS MATRIZ DE TERESINA – QUARTA-FEIRA DE CINZAS (18/02)
Catedral Nossa Senhora das Dores (Praça Saraiva): 7h30, 12h e 17h
Paróquia Nossa Sra. do Amparo (Centro): 7h15, 9h, 12h e 17h
Paróquia São Benedito (Centro): 06h30 e 17h30
Paróquia São José Operário (Vila Operária): 8h e 19h
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Mafrense): 19h
Paróquia Cristo Rei (Cristo Rei): 19h
Paróquia Nossa Senhora das Graças (Capelinha de Palha): 7h, 11h e 18h30
Santuário Nossa Sra. da Paz (Três Andares): 19h
Paróquia São João Evangelista e São João Batista (Parque Piauí): 7h e 19h
Paróquia Nossa Sra. de Fátima (Bairro de Fátima): 8h, 11h e 18h
Paróquia Imaculada Conceição (Vila Bandeirante): 7h e 18h
Santuário São Francisco de Assis (Dirceu 1): 7h e 19h
Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Renascença 1): 19h
Fonte: Arquidiocese de Teresina
Mais conteúdo sobre:
#arquidiocese de teresina #quarta feira de cinzas #quaresma #missas #programação