Esportes

ROTA DAS EMOÇÕES

KiteTrip Kangaceiros reúne 60 velejadores e percorre 700km do litoral do Ceará ao Maranhão

A viagem pelo mar que iniciou no dia 10 de setembro no Cumbuco (CE) vai encerrar nos Lençóis Maranhenses, no dia 21 de setembro

Malu Barreto

Sábado - 13/09/2025 às 15:15



Foto: Talles Freitas Kite Trip Kangaceiros - grupo de velejadores percorrem o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão
Kite Trip Kangaceiros - grupo de velejadores percorrem o litoral do Ceará, Piauí e Maranhão

A aventura, a amizade e a boa vibe voltaram a se encontrar no mar. A Kite Trip Kangaceiros chegou à sua 9ª edição reunindo 60 kitesurfistas de várias regiões do Brasil para um downwind de 700 km em dez dias de velejo. O grupo, comandado pelo advogado e kitesurfista Roberto Mossoró, saiu de Cumbuco (CE) no dia 10 de setembro e, neste sábado (13), está no Preá (CE). Em seguida, percorre o litoral do Piauí e encerra a jornada no dia 21 de setembro, em Atins (MA), nos Lençóis Maranhenses, passando por paisagens que integram a famosa Rota das Emoções.

O projeto nasceu em 2016, quando apenas 16 amigos decidiram velejar juntos pelo litoral. A ideia, que no primeiro momento parecia loucura, ganhou mais adeptos e hoje, quase uma década depois, o encontro já reúne dezenas de apaixonados pelo esporte, de diferentes idades. O velejador mais experiente do grupo tem 73 anos, André Omati, é paulista de Campinas e atualmente mora do Preá (CE).

Advogado e kitesurfista, Roberto Mossoró é idealizador da kitetrip há nove anos (Foto:Talles Freitas)

Idealizador da trip, o parnaibano Roberto Mossoró explica que tudo é planejado com detalhes durante um ano. 

“É um encontro de amigos que amam o esporte e gostam de desafios, mas tudo é muito organizado para que todos tenham conforto e segurança. Claro que sempre rola algum perrengue, mas isso também faz parte da diversão.”

Vento, resenha e segurança

Os velejadores entram na água por volta das 11h, quando o vento está mais favorável. O trajeto chega a ter dias de até 110 km de velejo, intercalados por momentos off para descanso, música e confraternização. Segundo Mossoró, a estrutura é fundamental para garantir tranquilidade tanto para os velejadores mais experientes quanto para os que começaram há pouco tempo a fazer downwinds, pequenas viagens velejando beirando as praias.

“Às vezes o vento muda, o kite pode rasgar, pode-se perder a prancha, mas temos uma equipe de apoio em terra que dá todo suporte. Ninguém fica para trás, e as resenhas acabam virando parte da história da trip.”

Festa no Delta do Parnaíba

Um dos momentos mais esperados da programação é a festa no barco, no meio do Delta do Parnaíba, que transforma o descanso em mais uma celebração, com música e descontração. Para o velejador Daniel Morrison a experiência vai além do esporte. “Não é só sobre o kite, é sobre estar com amigos, sentir a energia da natureza e viver algo que fica marcado para sempre. Vivemos experiências únicas de liberdade e desafios, não tem como explicar".

Já a kitesurfista Francisco Júnior resume a vibe da viagem.  “É a melhor mistura de aventura, adrenalina e amizade que eu conheço. Todo ano eu bato o ponto e sempre é diferente. Tem trechos de muitos desafios. É como se a gente tivesse atravessando um portal que nos faz ver que a vida pode ser diferente.”

Acompanhe a aventura
A trip segue até 21 de setembro e pode ser acompanhada pelo Instagram oficial: @kitetripcangaceiros.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: