Educação

INCLUSÃO

Terminam nesta sexta inscrições no Encceja para presos

A participação é gratuita e deve ser registrada exclusivamente pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa

Da Redação

Sexta - 11/07/2025 às 07:41



Foto: Reprodução Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado a Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL)
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado a Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerra nesta sexta-feira (11) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos voltado a Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. A participação é gratuita e deve ser registrada exclusivamente pelo responsável pedagógico por presídios ou socioeducativa cadastrada junto ao órgão estadual competente, por meio do Sistema PPL do Inep.

Também se encerra nesta data o prazo para solicitação de atendimento especializado e uso de nome social pelos candidatos. O exame é voltado a jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio na idade apropriada e buscam a certificação por meio da avaliação nacional. Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio na data da prova.

As provas do Encceja PPL 2025 serão aplicadas nos dias 23 e 24 de setembro, dentro das unidades prisionais e socioeducativas autorizadas, que devem cumprir requisitos estruturais e de segurança. Entre as exigências estão espaço físico adequado, ambiente silencioso e mobiliário apropriado.

O exame será composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação. No nível fundamental, os conteúdos incluem ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol), artes, educação física, história e geografia. Já para o ensino médio, são avaliadas disciplinas como química, física, biologia, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, história, geografia, filosofia e sociologia, além da redação.

Fonte: INEP

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: