Educação

OBRAS

Rafael Fonteles entrega reforma de escola na zona Norte de Teresina

A reforma faz parte do programa Moderniza Seduc e recebeu investimentos de R$ 3 milhões

Da Redação

Sexta - 09/08/2024 às 15:53



Foto: CCOM/PI Alunos na sala de informática da escola
Alunos na sala de informática da escola

O governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira, entregaram, nesta sexta-feira (9), a reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco e o anexo da Unidade Escolar Vaz da Costa, no bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina. A unidade de ensino passou por adequações para poder oferecer a modalidade tempo integral ao alunos, com aulas nos dois turnos. Atualmente, o Piauí já tem 351 escolas em tempo integral na rede pública estadual.

O centro tem 291 alunos matriculados, oferecendo ensino médio integrado e ensino fundamental, além de Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas e Marketing Digital.

A reforma faz parte do programa Moderniza Seduc e recebeu investimentos de R$ 3 milhões. A escola ganhou climatização e novos espaços modernos, salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, refeitório, quadra poliesportiva e vestiários.

Entrega da reforma e ampliação do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cristino Castelo Branco e o Anexo da Unidade Escolar Vaz da Costa, na zona Norte, de Teresina. Foto: CCOM/PI

Rafael Fonteles destacou a importância da melhoria da estrutura para a transformação em tempo integral. “Todas as escolas da nossa rede estão passando ou já passaram por essa mudança para receber uma infraestrutura mais adequada para essa formação integral. É assim que a gente vai transformar a educação do Piauí na melhor do Brasil”, afirmou o gestor.

O governador acredita que o ensino em tempo integral é melhor para o estudante e por isso tem incentivado os municípios para que também adotem o modelo na rede fundamental, de responsabilidade das prefeituras. “Que os municípios busquem a escola de tempo integral como grande alavanca para a formação melhor dos nossos jovens e crianças”, disse Rafael.

Rafael Fonteles e Washington Bandeira ao lado de uma estudante da escola. Foto: CCOM/PI 

O secretário Washington Bandeira frisou as melhorias após a reforma, enfatizando a importância do projeto Seduc Esportiva, que permitirá a oferta de aulas de judô em espaço exclusivo, além na nova quadra poliesportiva. “A nossa missão é levar o esporte educacional a todas as escolas da rede. Já avançamos de 120 escolas para 250 unidades com alguma modalidade esportiva desde o início da nossa gestão”, contou o gestor.

Um total de 70% das escolas de ensino médio da rede pública do Piauí já aderiu ao tempo integral.

Washington Bandeira destacou que até o próximo ano 100% das escolas de ensino médio do Piauí serão em tempo integral. “Hoje já temos 351 escolas, portanto 70% delas de ensino médio, em tempo integral em 178 municípios, ou seja, quase chegando a 80% dos municípios. No próximo ano a gente completa todas, 100% dos municípios, 100% das escolas de ensino médio”, disse o secretário.

O diretor da escola, Gilvan Cabral, afirmou que a melhoria da estrutura vai trazer melhores resultados educacionais. “É uma importância muito significativa do ponto de vista da estrutura, da ampliação, para que esses instrumentos colocados aqui se tornem em resultados”, completou o gestor.

Flávia Oliveira, aluna do primeiro ano do ensino médio, estuda na escola há dois anos e comentou as melhorias. “Achei uma coisa maravilhosa, porque os alunos estavam muito interessados e esperando a reforma ser concluída para podermos utilizar a quadra, porque a gente ficava fazendo aula no pátio e, às vezes, nem fazia”, frisou a jovem.

Reforma e revitalização da estrutura externa da escola. Foto: CCOM/PI 

Flávia também citou o laboratório de informática como grande avanço na reforma do colégio. “Eu acho bastante importante as aulas de informática, porque a gente não tinha e vários alunos querem concluir o curso e é uma coisa bem importante. Para a gente poder utilizar no futuro”, concluiu a estudante.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: