
Os candidatos que faltaram ao Enem 2024 têm até o dia 25 de abril para justificar a ausência e, assim, solicitar a isenção da taxa de inscrição. O procedimento deve ser feito na Página do Participante, onde o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os documentos que podem ser anexados para justificar a falta.
Entre os documentos necessários estão o boletim de ocorrência legível que relate um assalto ou furto ocorrido antes das 13h nos dias 3 ou 10 de novembro de 2024 ou 10 ou 11 de dezembro de 2024, para quem fez a reaplicação das provas. Também é possível apresentar boletins de ocorrência relacionados a acidentes de trânsito ou até mesmo certidões de casamento, ou óbito, dependendo da situação.
O resultado do pedido de justificativa será divulgado no dia 12 de maio. Se o candidato não justificar dentro do prazo, será necessário pagar a taxa de inscrição de R$ 85. Caso o pedido seja negado, será possível recorrer entre os dias 12 a 16 de maio, com o resultado do recurso saindo no dia 22 de maio.
Fonte: Com informações da CNN