Educação

PND

Prova Nacional Docente já tem adesão de 22 estados e mais de 1.500 municípios

A avaliação, organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), servirá como etapa de pré-seleção para o ingresso de professores na educação básica

Da Redação com informações da Agência Brasil

Terça - 08/07/2025 às 08:45



Foto: Reprodução/Arthur Motta Inep divulga edital para Prova Nacional Docente 2025
Inep divulga edital para Prova Nacional Docente 2025

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que 22 estados e 1.508 municípios já confirmaram adesão à Prova Nacional Docente (PND), que será aplicada no dia 26 de outubro de 2025. A avaliação, organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), servirá como etapa de pré-seleção para o ingresso de professores na educação básica pública a partir de 2026.

Com adesão equivalente a 81,48% das unidades federativas, a PND já é considerada um marco na política educacional. Os estados participantes são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

As inscrições estarão abertas de 14 a 25 de julho, por meio do Sistema PND, e exigem apenas CPF, data de nascimento, e-mail e telefone válidos. A lista preliminar das redes de ensino que aderiram à iniciativa já está disponível.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou em rede social que a prova representa uma “grande oportunidade” para professores que desejam atuar nas redes públicas. Ele afirmou ainda que o objetivo é valorizar o magistério e fortalecer a formação docente. “Precisamos criar uma cultura, nesse país, de reconhecer e valorizar a principal profissão, que é ser professor”, declarou.

A PND integra o Programa Mais Professores para o Brasil e, embora não substitua concursos públicos, poderá ser utilizada por estados e municípios como etapa única ou complementar em processos seletivos para a contratação de professores. Também poderão ser aplicadas outras fases, como prova prática e análise de títulos, conforme critérios definidos por cada ente federativo.

Até o próximo dia 10 de julho, os entes federados deverão informar ao MEC como irão regulamentar o uso da nota da PND em seus processos seletivos de 2026. O procedimento deverá ser feito por meio do Sistema Simec, com o envio dos editais ou atos normativos.

Segundo o edital da PND, os resultados finais individuais dos candidatos estão previstos para serem divulgados em 10 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: