O prazo para a renovação das matrículas na rede pública estadual de ensino do Piauí para o ano letivo de 2025 termina nesta sexta-feira (13). O processo pode ser realizado de forma digital, por meio do site da Secretaria de Educação (seduc.pi.gov.br/matricula) ou pelo portal Gov.pi Cidadão (pidigital.pi.gov.br), disponível também como aplicativo para dispositivos iOS e Android.
A renovação garante a continuidade do acesso às vagas nas modalidades de Ensino Fundamental e Médio, incluindo as opções Regular, Tempo Integral, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para os estudantes que não possuem acesso à internet, as escolas estaduais disponibilizam seus laboratórios de informática, com apoio de servidores capacitados para oferecer suporte. Já o período de matrícula para novos alunos permanece aberto até o dia 30 de dezembro de 2024.
Escolas garantem 100% de matrículas renovadas
Algumas escolas da Seduc já alcançaram 100% de matrículas renovadas antes do prazo final, mobilizando equipes com estratégias para engajar os estudantes.
No Ceti Dr. Jerônimo dos Santos e Silva, em Sigefredo Pacheco, uma força-tarefa envolveu professores, gestores e alunos. “Orientamos as turmas sobre o prazo, distribuímos panfletos e utilizamos o laboratório de informática para ajudar no processo. Conseguimos atingir 100% de renovação”, explicou a gestora Maria da Cruz Oliveira.
No Ceti Deputada Francisca Trindade, em Buriti dos Lopes, mais de 300 matrículas foram renovadas com o apoio da secretaria escolar e uma intensa mobilização dos estudantes. “A equipe auxiliou na atualização de dados e orientou os estudantes durante todo o processo, garantindo que todos estivessem matriculados”, afirmou a gestora Jaynara Silva de Araújo.
Já no Ceti Zacarias de Góis – Liceu Piauiense, em Teresina, a estratégia incluiu o agendamento de turmas para uso do laboratório de informática. “Organizamos por grupos para que todos tivessem acesso aos computadores e renovassem suas matrículas. As equipes estiveram disponíveis para facilitar o processo”, relatou o gestor Jair Pinheiro.
Fonte: CCOM/PI