O Piauí foi o estado com o maior percentual de notas acima de 980 ou de 950 pontos na Redação do Enem 2024, considerando o total de participantes. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (13). Além disso, a rede pública estadual de ensino também registrou um crescimento no desempenho em relação ao Enem de 2023, aumentando de 120 para 188 notas acima de 950 pontos na redação.
“O desempenho reflete o trabalho das nossas escolas, impulsionado pelas 21 ações do Pré-Enem Seduc e pelo empenho dos professores ao longo do ano. Além disso, o Laboratório de Redação teve um papel crucial ao aprimorar a capacidade dos nossos alunos, resultando em um aumento expressivo no número de notas acima de 950 pontos”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.
Ceti João Henrique registra quatro notas 980 na redação
Quatro estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique Almeida Sousa, em Teresina, conquistaram a nota 980 na redação do Enem. Um dos destaques foi Jorge Luiz da Silva Magalhães, que obteve uma das maiores pontuações do estado. Filho de uma professora e de um profissional da área de logística, ele aproveitou as oportunidades oferecidas pela escola para se preparar.
"Fiz muitos simulados e produzi redações sobre temas variados. Minha preparação foi prática. A escola me apoiou com as aulas do Pré-Enem, e minha professora de redação, Iúna Gabriella, muitas vezes ficou até tarde nos ajudando", contou Jorge, que planeja cursar Ciências da Computação ou Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Destaques em outras cidades
Em Ilha Grande, litoral do Piauí, a estudante Safira Rodrigues, do Ceti Marocas Lima, também alcançou 980 pontos na redação do Enem. Ela atribui seu desempenho à dedicação, ao apoio da família e ao suporte da escola. “O Ceti ajudou muito com simulados, avisos, incentivos e revisões. Os professores foram fundamentais, especialmente o professor Diego, cuja forma de ensinar fez toda a diferença”, destacou Safira, que pretende cursar Direito.
Em Piripiri, Raislane do Nascimento Soares, aluna do Ceti José Narciso da Rocha Filho, também atingiu 980 pontos na redação. Sonhando em cursar Letras Português, ela ressaltou a importância de sua família, especialmente de seus pais, Raimunda e Genésio Soares. “Meus pais não são formados, mas são meus professores sem diploma. Eles me ensinaram valores como caráter, moral e persistência, fundamentais para o que sou e o que ainda vou me tornar”, afirmou emocionada a estudante.
Premiação para os melhores alunos
O governador Rafael Fonteles anunciou a continuidade da premiação para os 50 estudantes com as melhores notas no Enem entre os alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa, criada no ano passado, oferece uma bolsa equivalente a um salário mínimo como forma de reconhecer o desempenho acadêmico.
"O valor da premiação é um incentivo importante para os estudantes e reflete o compromisso desta gestão com o desempenho deles", afirmou o secretário Washington Bandeira, destacando que, em 2025, o Pré-Enem Seduc será ampliado para apoiar ainda mais os alunos que irão se preparar para o exame.
Fonte: CCOM/PI