Educação

ALFABETIZAÇÃO PIAUÍ

Oficinas de férias do Alfabetiza Piauí reforça combate ao analfabetismo em Paulistana

Ação em Paulistana integra programa Alfabetiza Piauí, que visa alfabetizar 100 mil pessoas até 2026 com atividades educativas e apoio social

Da Redação

Segunda - 21/07/2025 às 11:00



Foto: SECOM/PI Projeto busca ampliar inclusão social e cidadania por meio da alfabetização e cultura local
Projeto busca ampliar inclusão social e cidadania por meio da alfabetização e cultura local

Durante o recesso escolar de julho, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) promoveu uma série de oficinas do projeto Férias com Propósito no município de Paulistana, no sul do Estado. A ação integra o programa Alfabetiza Piauí, que tem como meta alfabetizar 100 mil jovens, adultos e idosos até 2026.

“A educação transforma vidas em qualquer fase da vida. Com o Alfabetiza Piauí, estamos abrindo oportunidades concretas para milhares de piauienses que ficaram à margem da escola”, afirma o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Com atividades interativas, como oficinas de leitura, pintura e informática, os encontros ocorreram no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Lucinete Santana da Silva. Além do aprendizado, os participantes receberam orientações sobre alimentação saudável e encerraram a programação com um passeio turístico pela região.

Resgate de memórias e autoestima em sala de aula

Na oficina Minha História Vale Ouro, os alunos foram convidados a compartilhar objetos pessoais e lembranças da infância. A proposta gerou rodas de conversa, leitura de cartas, cantigas e até reencontros emocionantes com a própria história.

Segundo a gestora escolar Lucileia Acioly, muitos relataram episódios de trabalho precoce, evasão escolar e ausência de registros. “Foi uma troca rica, marcada por escuta e valorização de trajetórias antes invisíveis”, relata.

O estudante José Cléber Ribeiro, de 53 anos, diz que voltar à escola é a realização de um sonho. “Quero aprender a ler e escrever. Isso é ter mais conhecimento para viver melhor.” Já Luzinete da Silva França, de 55, comemora: “Hoje eu já sei escrever meu nome completo”.

O Alfabetiza Piauí, presente em todo o Estado e com bolsas de até R$ 800, alimentação e transporte escolar, reforça o compromisso de reduzir o número de analfabetos no estado.

“Essas ações reforçam o nosso compromisso em garantir o direito à educação, promovendo dignidade, autonomia e cidadania”, destaca Washington Bandeira.

Além do conteúdo escolar, as atividades buscam criar vínculos e combater a solidão que afeta parte do público atendido. A professora Eliziete Nery relata a emoção ao ver os alunos engajados. “Eles contaram suas histórias, ouviram uns aos outros e criaram laços. Uma aluna me disse: ‘É como voltar à adolescência’. Foi encantador”, lembra.

Uma nova chance para milhares de piauienses

Até junho deste ano, o programa já havia alcançado mais de 24 mil estudantes em todo o Estado. As oficinas de férias reforçam o trabalho pedagógico, mas também mostram que a escola pode ser um espaço de acolhimento, reconstrução e esperança.

O secretário destaca que o Alfabetiza Piauí vai além da alfabetização formal. “Estamos falando de pertencimento, de identidade. Cada história recuperada é uma conquista coletiva”, afirmou o gestor.

A Seduc reforça que o programa segue com inscrições abertas para novas turmas. O objetivo é que, nos próximos meses, mais piauienses tenham a oportunidade de voltar à escola e mudar de vida.

Fonte: SECOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: