O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste domingo (10) que está avaliando a possibilidade de retomar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de certificação de conclusão do ensino médio para estudantes com mais de 18 anos. Se a mudança for implementada, ela deverá valer já no Enem de 2025.
De acordo com o ministro, a recomendação foi encaminhada ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do exame. A certificação por meio do Enem foi suspensa em 2016, mas, com a proposta atual, a ideia é ampliar o acesso de jovens ao exame, permitindo que aqueles que não conseguiram concluir o ensino médio na faixa etária regular possam obter o certificado.
"A ideia é possibilitar que esse jovem também tenha a oportunidade de a prova do Enem o certificar. Isso dá mais abrangência para acesso a essa prova e para que ele possa fazer a prova e entrar na universidade", afirmou, acrescentando que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deverá ser mantido.
Camilo Santana também afirmou que outra possibilidade em análise é convergir o Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), utilizado pelo Inep para medir o desempenho dos estudantes do ensino médio.
"Às vezes, o aluno do terceiro ano do ensino médio prioriza o Enem em relação à prova do Saeb. A gente está estudando a possibilidade da prova do Enem para o aluno do terceiro ano do ensino médio já servir para a prova do Saeb. O Inep terá prazo até antes das inscrições do próximo ano para concluir essa recomendação. Esse é um passo que o Ministério da Educação quer proporcionar para dar mais eficiência e convergir a prova do Saeb com a prova do Enem já em 2025", afirmou.
Fonte: Agência Brasil