O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (7) os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) e para Pessoas em Medida Socioeducativa de 2024, além das versões realizadas fora do Brasil, como o Encceja Exterior e Encceja PPL Exterior.
Os resultados podem ser acessados nos sistemas PPL e Encceja Exterior, com a possibilidade de consulta também por responsáveis pedagógicos. O Encceja PPL foi aplicado nos dias 15 e 16 de outubro de 2024 em unidades prisionais e socioeducativas do Brasil. Já o Encceja Exterior PPL ocorreu entre 21 de outubro e 1º de novembro em países como Japão e Espanha.
O exame foi realizado em diversas cidades internacionais, incluindo Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Madri e Barcelona (Espanha), Boston, Miami e Nova Iorque (EUA), Paris (França), Roma (Itália), Amsterdã (Holanda), Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça), entre outras. As provas fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com representações diplomáticas do Brasil.
Sobre o Exame
O Encceja, realizado pelo Inep desde 2002, oferece a oportunidade de retomar os estudos e obter a certificação do ensino fundamental e médio para jovens e adultos que não concluíram a escolaridade na idade regular. A participação no exame é voluntária, gratuita e destina-se a quem não teve a oportunidade de terminar os estudos na idade apropriada. O exame avalia competências, habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do processo educacional ou extraescolar.
O Inep destacou que os resultados são usados como referência pelas secretarias de Educação e institutos federais para a certificação dos participantes. O Encceja também serve como parâmetro para a melhoria da qualidade da educação de jovens e adultos no Brasil, além de fornecer dados importantes para a implementação de políticas educacionais e para o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional do país.
Fonte: Agência Brasil