As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025 começam nesta terça-feira (4) e seguem até o dia 7 de fevereiro. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece um total de 112.168 vagas ao longo do ano, sendo 67.301 oportunidades já nesta primeira fase. Os interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O Fies é uma iniciativa do governo federal que facilita o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior em instituições privadas. Uma das principais novidades é a modalidade Fies Social, que destina 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Nessa categoria, o financiamento cobre 100% dos custos educacionais.
Requisitos para inscrição
- Para concorrer a uma vaga no Fies, os candidatos precisam atender a alguns critérios:
- Ter participado de pelo menos uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010;
- Obter no mínimo 450 pontos na média das provas do Enem;
- Não ter zerado a redação;
- Possuir renda familiar per capita entre um e três salários mínimos.
Passo a passo da inscrição
Os estudantes interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e seguir estas etapas:
- Fazer login com a conta Gov.br;
- Preencher os dados pessoais e confirmar as informações;
- Escolher até três opções de curso e instituição de ensino;
- Revisar e confirmar a inscrição.
Durante o período de inscrições, os candidatos podem alterar suas opções de curso quantas vezes desejarem, sendo válida a última atualização feita até o prazo final.
Cronograma do Fies 2025/1
- Inscrições: 4 a 7 de fevereiro;
- Resultado da pré-seleção: 18 de fevereiro;
- Complementação da inscrição para pré-selecionados: 19 a 21 de fevereiro;
- Lista de espera: 25 de fevereiro a 9 de abril.
Os candidatos pré-selecionados na chamada única deverão acessar o sistema do Fies para complementar seus dados dentro do prazo estipulado. Aqueles que não forem selecionados de imediato entrarão automaticamente na lista de espera.
Sobre o Fies
Criado em 2001, o Fies é um programa que concede financiamento a estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O modelo atual do programa permite financiamento parcial ou integral das mensalidades, com condições facilitadas de pagamento após a conclusão do curso.
Para mais informações, os interessados podem acessar o edital completo disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Fonte: MEC