
Uma articulação de governadores que fazem parte do Consórcio Nordeste, liderada pelo governador do Piauí Rafael Fonteles (PT), se reunirá em Brasilia com integrantes do Governo Federal para tratar das tarifas impostas ao Brasil durante a gestão de Donald Trump nos Estados Unidos.
A agenda inclui articulações emergenciais com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). O objetivo da reunião é discutir ações para proteger cadeias produtivas estratégicas da região e evitar prejuízos econômicos.
Segundo Rafael Fonteles, as tarifas norte-americanas afetam diretamente setores como fruticultura, apicultura, indústria têxtil, calçadista, metalmecânica e automotiva que são segmentos relevantes para a economia dos estados nordestinos.
“O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a ApexBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva. Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, afirmou.
A programação da comitiva prevê, que na terça-feira (6), pela manhã, a participação dos governadores na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), já na quarta-feira (7), está prevista uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Fonte: Agência Brasil