
Teresina irá sediar nesta quinta (31) e sexta-feira (1º) o Nordeste Export 2025, principal fórum sobre Logística, Infraestrutura e Transporte da região. O evento acontece no auditório do Blue Tree Towers Rio Poty e reúne autoridades, empresários e especialistas para discutir soluções conjuntas que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do Nordeste.
A programação da manhã do dia 31 será aberta ao público, com foco em inovação. Já as atividades da tarde e de toda a sexta-feira (1º) serão exclusivas para convidados e patrocinadores.
Promovido pelo Grupo Brasil Export, o fórum conta com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), além do suporte técnico de agências reguladoras como ANAC, ANP, ANTAQ e ANTT.
Entre os principais temas do evento estão a transição energética, inovação, oportunidades de investimento e o andamento das obras da ferrovia Transnordestina. Também serão debatidos os desafios na armazenagem e escoamento de cargas do Piauí até os portos do Ceará e Maranhão.
Nordeste Export 2025, principal fórum sobre Logística, Infraestrutura e Transporte. (Foto: Reprodução)
Para Islano Marques, presidente do Conselho do Piauí Export e diretor da Fiepi, o fórum é uma oportunidade estratégica para a região. “É um espaço para o Nordeste, como um todo, discutir os melhores caminhos, trocar experiências e apontar ideias para o nosso futuro no comércio exterior”, destacou.
Um dos destaques é o painel sobre transição energética no Nordeste, que será moderado pelo diretor da ANTT, Felipe Queiroz, com a participação de representantes do Porto do Itaqui, Complexo Portuário do Pecém, Equatorial Energia e Senai Piauí.
Na área jurídica, haverá um painel especial sobre a reforma tributária e seus impactos no desenvolvimento regional. Startups locais também terão espaço para apresentar ideias em sessões de pitchs e palestras voltadas à inovação.