Educação

ENEM 2024

Estudantes aprovam tema da redação do Enem, mas acham prova cansativa

Aplicação do exame começou às 13h30 e terminou às 19h desse domingo (3)

Da Redação

Segunda - 04/11/2024 às 08:59



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Enem
Enem

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 aconteceu nesse domingo (3), com a aplicação das provas encerrando às 19h. Mais de 4 milhões de estudantes participaram, distribuídos em 140 mil salas em 1.735 cidades. Após quase seis horas de avaliação, os alunos comentaram sobre suas experiências, destacando o tema da redação, "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", como um ponto positivo, embora considerassem a prova cansativa.

Leonardo Tenório Jacob dos Santos, de 18 anos, achou a prova desafiadora, especialmente em geografia e história. Ele observou que a parte de linguagens exigiu uma interpretação profunda de textos densos. "O tema da redação foi surpreendente, porque todo mundo estava esperando algo relacionado a clima e meio ambiente. Achei o tema legal, mas demorei um pouco para encontrar algo para associar ao tema." Leonardo se sente confiante para a próxima prova, onde acredita ter mais facilidade em exatas.

Camila Veriano, de 23 anos, avaliou que o tempo para resolver as questões foi insuficiente. Ela notou que a parte de humanas trouxe mais conteúdo do que em anos anteriores e que as questões de linguagens eram ambíguas, aumentando a dificuldade. "O tema de redação eu achei muito bom, fácil, democrático e acho que todo mundo vai conseguir escrever sobre ele, porque dá margem para escrever sobre muita coisa, tem muito a ser falado sobre o tema", afirmou. Camila espera que a próxima prova mantenha o padrão das edições anteriores.

Enzo Zeronian, de 19 anos, descreveu a prova como cansativa e densa, com textos longos na parte de linguagens que exigiram muita atenção para a interpretação. No entanto, ele achou que as questões de linguagens estavam mais fáceis do que em anos anteriores. "Eu me surpreendi com o tema da redação porque eles repetiram mais ou menos a dinâmica do ano retrasado, que era a questão dos povos originários." Para Enzo, a parte de humanas foi desafiadora, especialmente em filosofia e sociologia.

Os alunos tiveram que responder a 45 questões de múltipla escolha de linguagens (incluindo língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação.

A segunda parte do Enem será realizada no próximo domingo (10), com questões de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: