Começa hoje (11) o prazo para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que não compareceram a um ou aos dois dias de provas por problemas logísticos, ou por estarem infectados por doenças previstas no edital solicitem a reaplicação das provas. Os participantes podem solicitar a reaplicação das provas até 23h59 de sexta-feira (15).
As novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro para os candidatos que tiverem seus pedidos aprovados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela coordenação do exame, informa que esta será a única reaplicação do Enem em 2024.
O candidato deverá solicitar a reaplicação somente para o dia da prova que faltou, e a solicitação deve ser feita na página do participante no Inep entre 11 de novembro e 15 de novembro. A solicitação precisa ser acompanhada de um documento comprobatório que justifique a ausência, como atestado médico em caso de problemas de saúde. Se o candidato teve problemas de saúde, deve enviar um atestado médico com a assinatura e identificação do profissional de saúde, incluindo o CRM e o código CID 10 da doença prevista no edital, como covid-19, tuberculose, sarampo, varíola, entre outras.
A solicitação será analisada individualmente, e a aprovação do Inep será necessária para que o candidato participe da reaplicação. A solicitação não será reavaliada após o envio, sendo importante garantir que todos os dados e documentos estejam corretos ao fazer o pedido.
A reaplicação pode ser solicitada tanto por motivos de saúde, se o candidato tiver sido diagnosticado com uma das doenças previstas no edital, como covid-19, tuberculose, sarampo, difteria, quanto por problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica que comprometa a aplicação ou erros na execução dos procedimentos de aplicação. Candidatos que faltaram sem justificativa válida ou por indisposição durante as provas não poderão solicitar a reaplicação.
As provas de reaplicação ocorrerão nos dias 10 e 11 de dezembro, com o mesmo formato das provas regulares, incluindo 180 questões objetivas divididas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. O tema da dissertação-argumentativa e as questões serão diferentes das aplicadas no exame regular, para garantir a equidade entre os candidatos. Importante destacar que não serão oferecidos recursos de acessibilidade, como videoprova em Libras ou leitor de tela para deficientes visuais, mas o Inep disponibilizará tradutores/intérpretes de Libras e auxílio de leitura para quem precisar.
Os resultados das provas de reaplicação serão divulgados com os resultados das provas regulares, no dia 13 de janeiro de 2025. Para saber se a solicitação foi aprovada e obter informações sobre o local e horário da reaplicação, o candidato deve acompanhar a página do participante no site do Inep.
Fonte: Agência Brasil