O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) a revogação da regra do órgão que ampliava a fiscalização sobre a plataforma PIX de pagamentos, em meio a um desgaste público do governo federal e divulgação de notícias falsas sobre a medida.
"Vamos revogar ato da Receita que mudou valores para monitoramento de movimentações financeiras", afirmou Barreirinhas, conforme noticiado pela CNN Brasil.
Entraram em vigor, em 1º de janeiro de 2025, normas da Receita Federal que ampliaram a fiscalização sobre o uso da plataforma PIX de pagamentos.
De acordo com as regras, publicadas pelo governo federal em setembro de 2024, bancos e outras instituições financeiras passarão a informar ao Fisco dados básicos referentes a algumas movimentações financeiras, definidas em níveis mais elevados de renda para pessoas físicas e jurídicas. O Ministério da Fazenda prevê uma queda no volume de informações enviadas à Receita Federal devido ao alívio concedido aos clientes de menor renda dos bancos tradicionais.
No entanto, o governo federal vem sendo acusado de supostamente estar tentando aumentar os impostos sobre a classe média, em meio à disseminação de notícias falsas pela extrema-direita sobre uma suposta tributação do Pix.
A Receita Federal negou as acusações e reiterou a importância da regularização fiscal para o combate à lavagem de dinheiro.
Matérias relacionadas:
Receita Federal irá monitorar dados de cartão de crédito e Pix
Lula faz Pix para o Corinthians para desmentir fake news sobre taxação de transferências
Novo formato de fiscalização do PIX não mira pequenos empresários, diz Receita Federal
Fiscalização de Pix não afetará autônomos, esclarece Receita
"Governo não criou imposto sobre o PIX", alerta Geraldo Alckmin
PIX registra maior queda de transações desde sua criação após fake news sobre imposto
Fonte: Brasil 247