Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Duque de Caxias vivenciaram uma jornada repleta de descobertas durante o passeio ao Parque Nacional de Sete Cidades, localizado a cerca de 200 km de Teresina.
A ação faz parte da etapa intermunicipal do Projeto Turismo Escolar, uma parceria entre as Secretarias da Educação (Seduc) e Turismo (Setur). Os estudantes viajaram em um ônibus disponibilizado pelo projeto e visitaram as formações rochosas milenares do Parque.
A experiência foi marcante para Maria Clara Costa Resende, que compartilhou sua empolgação ao passar pelo Arco do Triunfo, formação rochosa semelhante ao monumento francês.
"A parte do passeio que eu mais gostei foi o Arco do Triunfo. Passei por lá e fiz os meus três desejos. Não sei se vai dar certo, mas confiei e tive fé! Também adorei ver as pinturas rupestres, achei super interessante elas estarem ali, intactas, mesmo depois de milhões de anos. Visitamos também o Mirante, que tem uma paisagem linda. Foi um passeio incrível e inesquecível", relatou.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do projeto como uma experiência enriquecedora, que fortalece a aprendizagem em História, Geografia, Cultura, Literatura e Arte piauiense.
"Os jovens estão tendo a oportunidade de sair de suas cidades e conhecer lugares belíssimos do nosso Piauí, ao mesmo tempo, em que reforçam os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, o passeio contribui para aumentar a autoestima e o sentimento de identidade como piauienses", afirmou.
O Parque Nacional de Sete Cidades, que possui 26 sítios arqueológicos catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é um ponto turístico de grande relevância histórica e arqueológica. Criado em 1961, o parque é reconhecido internacionalmente por seu acervo magnífico de pinturas rupestres, com mais de 6 mil anos, que indicam a passagem do homem pré-histórico pela região. O local também se destaca por sua biodiversidade única, que faz a transição entre os biomas da caatinga e do cerrado.
Durante a visita, os estudantes Seduc tiveram a oportunidade de se conectar com as lendas e registros históricos do parque, além de conhecer a rica biodiversidade dessa reserva natural.
Fonte: CCOM