Arte e Cultura

OBRA

Museu do Piauí fecha para reforma e ganhará café no jardim; reabertura será em junho

O prédio, tombado em 1992, é um palácio do século XIX, construído entre 1857 e 1859. intervenção seguirá rigorosamente as normas de preservação

Da Redação

Sábado - 07/02/2026 às 09:28



Foto: João Allbert Escadarias do Museu do Piauí - Casa Odilon Nundes
Escadarias do Museu do Piauí - Casa Odilon Nundes

O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, um dos principais guardiões da memória do estado, iniciou um processo histórico de transformação. O palácio do século XIX, localizado no Centro de Teresina, está com as visitações suspensas para uma reforma completa que inclui restauração estrutural, modernização tecnológica e a criação de novos espaços de convivência.

A obra, com duração prevista de seis meses, deve ser entregue em junho de 2026. Entre as novidades mais aguardadas está a construção de um café no pátio-jardim, projetado para ser um ponto de encontro cultural e turístico, integrado a um novo projeto de paisagismo.

Durante o período de obras, o acervo passa por um processo criterioso de higienização, embalagem e acondicionamento. Dez servidores participam diretamente do trabalho, utilizando materiais como plástico-bolha, papelão e fitas especiais. Parte das peças será transferida temporariamente para uma sala disponibilizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), enquanto a maioria permanecerá no próprio museu, em áreas protegidas.

O Museu do Piauí possui um acervo com mais de 7 mil peças, entre mobiliário histórico, porcelanas, documentos, objetos de arte e coleção numismática (moedas e cédulas). Muitos itens remontam ao período em que Oeiras era capital da província. “São peças delicadas, que exigem extremo cuidado. O mobiliário, por exemplo, tem origem na antiga sede administrativa do Piauí, o que reforça a importância histórica desse conjunto”, destaca a diretora Dora Medeiros.

O que muda com a reforma:

  • Estrutura e Modernização: recuperação das redes elétrica e hidráulica, nova pintura, troca de ar-condicionados e iluminação cênica.

  • Novo Café: instalado na antiga cantina, o espaço permitirá o acesso ao jardim e à gastronomia local, mesmo para quem não for visitar as exposições.

  • Experiência do Visitante: a nova expografia focará em interatividade e tecnologia, visando atrair especialmente o público estudantil.

Revitalização do Centro

Com a reforma do jardim e a criação do café, o Museu do Piauí amplia sua função social, unindo patrimônio histórico, lazer, cultura e convivência em um mesmo ambiente. A expectativa é que, ao final da obra, o museu retorne ao circuito cultural de Teresina com uma nova dinâmica de visitação, fortalecendo seu papel como guardião da memória piauiense e como espaço vivo de produção cultural. Além disso, a proposta está integrada ao projeto de revitalização do Centro de Teresina, encampado pelo governo do Estado, que tem foco na reforma de prédios públicos para destinação de serviços, habitação e projetos culturais para atrair público.

Fonte: Secom/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: