Arte e Cultura

VALORIZAÇÃO DOS RIOS

Desafio Teresina Entre Rios conta com programação cultural neste domingo (25)

Evento une esporte, natureza, lazer e cultura em homenagem aos rios de Teresina

Da Redação

Sábado - 24/06/2023 às 18:35



Foto: Reprodução Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo
Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo

A 2ª edição do Desafio Teresina Entre Rios terá uma programação cultural especial neste domingo (25). O evento, que combina natureza, esporte, lazer e cultura, tem o objetivo de enaltecer os rios Poti e Parnaíba, que banham a capital piauiense. A programação também terá um passeio de caiaque e canoa.

A arte também será um elemento marcante durante o evento, que contará com apresentações musicais e manifestações da cultura popular. Entre as atrações estão o grupo de Bumba meu boi Dominador do Sertão, a baanda de pífanos Caju Pinga Fogo e o grupo Jazz no Fole, com a participação especial do brasiliense Pedro Ferreira.

Programação cultural do Teresina Entre Rios - Parque Encontro dos Rios

10h – Trupe de Mulheres Esperança Garcia apresentando o espetáculo “Marias da Terra”

11h – Bumba meu boi Dominador do Sertão

12h – Pedro Ferreira e Jazz no Fole

13h – Torca Regional

14h – As Fulô do Sertão

15h – Caju Pinga Fogo

Conheça os artistas

Trupe de Mulheres Esperança Garcia – Inspiradas nas mulheres rurais, do campo, das águas e das florestas, a Trupe de Mulheres Esperança Garcia aborda temáticas como empoderamento feminino, organização coletiva, valorização da agricultura familiar, agroecologia, cultura popular e outras temáticas do bem viver. A alegria é garantida com a Maria do Mel, Maria do Feijão Verde, Maria das Palhas e Maria das Galinhas.

Bumba meu boi Dominador do Sertão – Grupo regional de Bumba meu boi feito por uma gente apaixonada por essa tradição. É feito de personagens, da diversidade de sotaques e ritmos.

Pedro Ferreira – O brasiliense é contramestre de Capoeira pelo Núcleo de Capoeiragem Movimento Cultura, estudou percussão popular na Escola de Música de Brasília, atua como percussionista em Brasília e já integrou bandas de diferentes estilos musicais como reggae e ska, bandas autorais, mangue beat, forró e samba.

Jazz no Fole – É composta pelos músicos Júlio Medeiros (baixo e violão), Lívio Nascimento (guitarra e viola), Bruno Moreno (bateria) e o sanfoneiro Ivan Silva, que também faz parte da Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos.

Torca Regional – O grupo foi criado em 2021 na Califórnia, Estados Unidos. Agora no Brasil, Torca  Regional tem formação atualizada com violino, pífano, sanfona e percussão. Os integrantes são Wânya Sales no violino, Beto Boreno na percussão, Zaqueu Sousa na sanfona e Leo Mesquita no pífano.

Grupo As Fulô do Sertão

As Fulô do Sertão – Trio musical que nasceu com o objetivo de tocar canções que falem e valorizem a cultura nordestina. Criado em 2014, o grupo atualmente é composto por Adnayane Martins, Écore Nascimento e Tauana Queiroz.

Caju Pinga Fogo – A banda nasceu de maneira totalmente despretensiosa em 2016, para uma apresentação na Festa Junina do Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí. Os primeiros ensaios foram debaixo do cajueiro ao lado da Rádio Universitária, no campus da UFPI. Daquele momento em diante, começaram a aparecer shows em todos os cantos da cidade e eles não pararam mais de tocar.

DESAFIO TERESINA ENTRE RIOS

O Desafio Teresina Entre Rios traz uma proposta única aos rios que banham a cidade do Piauí. Este evento de caiaque e canoagem percorrerá o trecho do rio Poti, partindo da ponte Juscelino Kubitschek até o encontro com o rio Parnaíba, perfazendo uma distância de 15 km.

Segundo Luciano Uchôa, idealizador do projeto, o objetivo é atrair e sensibilizar os teresinenses, de modo que se possa repensar a maneira de se relacionar com os rios que abraçam a cidade.

 O projeto Desafio Teresina Entre Rios é uma frente do Plano Estratégico Vida Rios,  iniciativa que visa promover a valorização e proteção dos rios Poti e Parnaíba em Teresina, buscando reconciliar a população com a natureza, mostrando que o desenvolvimento da cidade está associado à uma boa relação com esses rios.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<