O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), confirmou nesta segunda-feira (15), a realização de um novo concurso público para a Polícia Militar do Piauí (PM-PI), com previsão de 1.000 vagas para reforçar o efetivo da corporação. Segundo o governador, o certame será autorizado ainda neste mês, por meio de decreto. O anúncio foi feito durante a inauguração da nova sede da Delegacia-Geral do Piauí, em Teresina.
O edital do concurso deverá ser publicado nos próximos meses. Na ocasião, Rafael Fonteles destacou que a medida integra uma política estruturada de fortalecimento da segurança pública no estado. Segundo ele, o orçamento da área para 2026 será praticamente o dobro do que foi aprovado em 2022, com foco em ações que gerem resultados concretos.
“Só investir não é suficiente. É preciso aplicar os recursos naquilo que funciona. E o que funciona é integração e inteligência. Temos operações bem-sucedidas que resultaram na prisão de criminosos e na redução dos crimes. Quando o risco aumenta para quem comete o crime, os índices caem. E é isso que os números mostram”, disse Rafael.
Rafael Fonteles confirmou ainda que irá convocar os candidatos aprovados no cadastro de reserva do último concurso da Polícia Militar. O certame foi realizado em 2022 e ofertava 1.040 vagas para soldado. Os salários oferecidos foram de R$ 3,4 mil a R$ 5,3 mil.
“Será a maior contratação da história das forças de segurança do Piauí. Além disso, também autorizamos a convocação de mais candidatos do cadastro de reserva do concurso anterior”, frisou o chefe do Executivo estadual.
Investimentos na área
O concurso se insere em um processo contínuo de fortalecimento das forças de segurança no estado. Nos últimos anos, mais de 4 mil promoções na polícia militar foram concedidas e mais de 2 mil novos policiais militares foram nomeados. Em 2025, o governo nomeou mais de 600 policiais militares para reforçar o efetivo em todas as regiões. A meta do governador é nomear, até o final de 2026, 4 mil novos agentes de segurança pública, incluindo policiais militares, civis, penais e bombeiros.
Mais conteúdo sobre:
#novo concurso #polícia militar #piauí #rafael fonteles #anunicia #pm-pi #1000 vagas