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Qual será o tema da redação do CNU? E das questões discursivas?

Professores listam os assuntos que podem ser abordados em dissertações dos blocos 1 a 7 e também na redação do Bloco 8, de nível intermediário

Da Redação

Sábado - 17/08/2024 às 09:52



Foto: Divulgação Maior concurso dos últimos 20 anos terá 2,5 milhões de candidatos concorrendo
Maior concurso dos últimos 20 anos terá 2,5 milhões de candidatos concorrendo

Ampla matéria produzida pelo jornalista Gustavo Silva, do O GLOBO, no Rio de Janeiro, mostra quais temas e assuntos podem abordados nas dissertações dos blocos 1 a 7 e também na redação do Bloco 8, para concorrentes do nível intermediário. Veja, a seguir, a matéria de O GLOBO:

"O Concurso Nacional Unificado (CNU) tem sido tema de grandes expectativas desde que foi anunciado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Com 6.642 vagas em 21 órgãos públicos federais e salários de até R$ 23 mil, o concurso recebem mais de 2 milhões de inscrições.

O tema da redação do CNU, objeto de grande especulação entre os candidatos, promete ser uma reflexão atual e relevante. De acordo com especialistas ouvidos pelo GLOBO, é esperado o tema deve estar relacionado a questões sociais, políticas, ambientais ou tecnológicas, que estejam em evidência no contexto nacional ou internacional.

Os candidatos do Bloco 8 - Nível Intermediário farão a sua redação pela manhã, quando também deverão responder a 20 questões de múltipla escolha.

Já os candidatos dos demais blocos, de 1 a 7, responderão a uma questão discursiva, que na prática é uma dissertação em formato de redação, também pela manhã. O tema da questão vai variar de acordo com o bloco. Também pela manhã serão respondidas 20 questões de múltiplas escolhas por esses candidatos.

Temas da redação

Não será surpresa se, com a diversidade de perfis socioeconômicos entre os candidatos e a preocupação com questões de inclusão e diversidade, o tema da redação aborde assuntos como desigualdade social, direitos humanos, sustentabilidade ou inovação tecnológica, afirma Eduardo Cambuy, professor do Gran Cursos:

– O Bloco 8 tende a ter um tema mais aberto e por isso a gente espera que seja uma questão de complexidade intermediária, não muito densa para que os candidatos de nível médio possam desenvolver bem. Possivelmente, ele vai estar relacionado aos assuntos que o governo vem levantando ao longo desses últimos meses, como diversidade, direitos humanos, acessibilidade, multiplicidade e gêneros.

GLOBO, em parceria com o Direção Concursos, vai divulgar, a partir das 20h de domingo, o gabarito extraoficial das provas objetivas do CNU. Será realizada uma live, com transmissão no site e nas redes sociais do GLOBO, na qual mais de 20 professores comentarão as principais questões de todas as provas.

Para acompanhar a live clique no link: https://youtube.com/live/yRbLLZ6E4VQ

Temas da redação

Não será surpresa se, com a diversidade de perfis socioeconômicos entre os candidatos e a preocupação com questões de inclusão e diversidade, o tema da redação aborde assuntos como desigualdade social, direitos humanos, sustentabilidade ou inovação tecnológica, afirma Eduardo Cambuy, professor do Gran Cursos:

– O Bloco 8 tende a ter um tema mais aberto e por isso a gente espera que seja uma questão de complexidade intermediária, não muito densa para que os candidatos de nível médio possam desenvolver bem. Possivelmente, ele vai estar relacionado aos assuntos que o governo vem levantando ao longo desses últimos meses, como diversidade, direitos humanos, acessibilidade, multiplicidade e gêneros.

Veja, abaixo, os temas que podem ser abordados em cada bloco, segundo professores ouvidos pelo GLOBO.

Bloco 1- Infraestrutura, Exatas e Engenharias

Uma das possíveis temáticas para o Bloco 1 do Concurso Nacional Unificado (CNU) poderá abordar os "Impactos ambientais de obras públicas" ou as "Políticas de mobilidade urbana". Esses temas refletem a preocupação crescente com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades brasileiras, conforme sugestão do professor Erick Alves, especialista em Direito Administrativo e professor do Direção Concursos.

Bloco 2 - Tecnologia, Dados e Informação

Para o Bloco 2, uma possível dissertação, sugerida por Giordanno Martins, analista judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, poderia abordar "Como a transformação digital e inovação podem ajudar a Administração Pública na prestação de serviços à sociedade?".

Esse tema está em consonância com os avanços tecnológicos e a necessidade de modernização da gestão pública, segundo o professor.

Bloco 3 - Ambiental, Agrário e Biológica

Antônio Batista, especialista em concursos públicos e professor universitário, aposta em "Desafios da segurança alimentar no Brasil: perspectivas para garantir a qualidade e a saúde dos consumidores" e "Desafios e oportunidades para aumentar a produtividade agrícola no Brasil" como possíveis temas a serem cobrados no bloco 3.

Bloco 4 - Trabalho e Saúde do Servidor

"Condições humanas de trabalho no Brasil: desafios e perspectivas para a garantia de direitos trabalhistas" pode ser um tema de redação para o bloco 4, segundo Thais Mendonça, juíza do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia e professora de Direito do Trabalho.

A professora de diversas plataformas de cursinhos online sugere como tema para o Bloco 4 questões relacionadas às condições humanas de trabalho, como a norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas, ou condições degradantes de trabalho, abrangendo também as normas de insalubridade e periculosidade.

Bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Marianna Zacharias, professora de Direitos Humanos, acredita que o Bloco 5 possa ter um tema voltado para políticas públicas ou gestão governamental em relação a grupos vulneráveis, como "Políticas públicas para grupos vulneráveis: desafios e perspectivas para a inclusão social e proteção dos direitos fundamentais".

Para ela, a temática reflete a preocupação com a inclusão social e a proteção dos direitos fundamentais.

Bloco 6 - Setores Econômicos e Regulação

Para o Bloco 6, Jetro Coutinho, auditor do TCU e professor de Economia, aposta em uma redação sobre falhas de mercado, especialmente em temas como bens públicos e externalidades, questões que hoje são centrais na análise econômica e na formulação de políticas públicas.

"Falhas de mercado e o papel do Estado na correção: uma análise das políticas públicas para bens públicos e externalidades", seria uma possibilidade de tema, segundo Coutinho.

Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública

No Bloco 7, o professor Gilson Maciel, especialista em Ciência Política, Políticas Públicas, Direitos Humanos e Realidade Brasileira, acredita que deverá ser proposta uma reflexão sobre a importância das políticas sociais para o desenvolvimento do Brasil. Confira algumas possibilidades, segundo Maciel:

"A implementação de programas sociais nas últimas décadas e seu impacto na construção de uma sociedade livre, justa e democrática"

"A contribuição de ações afirmativas para atuação com diversidade de públicos-alvo e interseccionalidades"

"Os desafios para a viabilidade financeira e orçamentária das políticas sociais de inclusão com outras políticas públicas para o desenvolvimento social no contexto brasileiro".

Bloco 8 - Nível intermediário

Heitor Ferreira, professor do Direção Concursos, alguns palpites para o possível tema de redação do Bloco 8, voltado ao público de nível médio e que conta com a maior parte dos inscritos – 701 mil. Veja:

"Uma sociedade educada é uma sociedade capacitada a enfrentar os desafios do presente e a construir um amanhã promissor"
"Uma política de saúde eficaz é aquela que garante o acesso universal a cuidados de qualidade, promovendo a equidade e a justiça social"

"A estabilidade econômica é essencial para garantir empregos dignos, renda justa e oportunidades de crescimento para todos"

"A polarização política pode minar os alicerces da democracia, comprometendo a governabilidade e a coesão social"

"Uma sociedade inclusiva é aquela que dá oportunidades iguais a todos os seus membros, independentemente de sua origem, gênero ou condição socioeconômica"

Já o professor do Gran Cursos Diogo Alves, especialista em Ciências Sociais, apresentou outras possíveis temáticas que podem ser cobradas na redação. Veja:

"História dos negros no Brasil: luta antirracista, conquistas legais e desafios atuais"

"História dos povos indígenas do Brasil: luta por direitos e desafios atuais"

"Dinâmica social no Brasil: estratificação, desigualdade e exclusão social"

"Manifestações culturais, movimentos sociais e garantia de direitos das minorias"

"Desenvolvimento econômico, concentração de renda e riqueza".

Fonte: O Globo

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