As inscrições para o processo seletivo simplificado do Ministério da Pesca e Aquicultura (MAPA) encerram no dia 25 de julho. A seleção será para o provimento de 264 vagas, em caráter temporário, para diversos cargos de nível superior. O salário inicial é de R$ 6.130,00 para todos os cargos, com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
As vagas serão destinadas à sede do Ministério, em Brasília, e às Superintendências Federais da Pesca e Aquicultura (SFPAs) nos estados durante um período de quatro anos. Para o Piauí, estão reservadas duas vagas: uma para engenheiro de pesca e outra para profissional de nível superior, com formação em qualquer área.
As inscrições são realizadas diretamente no site da banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistência Nacional (Idecan). A taxa de inscrição é no valor de R$ 62,00.
Segundo o edital, a seleção será por meio de uma prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. Haverá uma prova de títulos, de caráter classificatório, somente para os cargos de Engenheiro de Pesca, Oceanografia/Oceanologia, Biologia, Engenheiro de Aquicultura, Medicina Veterinária e Zootecnia.
As provas objetivas serão realizadas no dia 11 de agosto, em Brasília e nas 26 capitais, podendo se estender para mais localidades, dependendo do número de inscritos. Os conteúdos das provas objetivas incluem língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, ética e noções de administração pública e conhecimentos específicos para o cargo. O Ministério prevê que os servidores temporários comecem a trabalhar ainda em 2024.