O Teresina em Ação chega neste sábado (7) à Praça da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. O evento leva 77 serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura e lazer aos moradores da região e demais bairros da zona Norte. A manhã de cidadania e diversão acontece de 8h às 13h.
Na última edição, realizada no bairro Promorar, na zona Sul de Teresina, foram contabilizados 12.640 pessoas atendidas e a tendência é que o número seja superado, como afirma o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira. “Esperamos que aconteça uma nova quebra de recorde no número de atendimentos prestados à população”, declara.
A quinta edição do evento traz novidades ao povo teresinense. Além da emissão de documentos, corte de cabelo e atualização do CadÚnico - serviços bastante procurados pela comunidade - esta edição inclui a divulgação dos serviços do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teresina (CMDCAT) e Espaço Digital com equipamentos de robótica, no estande da Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST).
O Teresina em Ação é realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), e em parceria com as demais secretarias do município.
CONFIRA A LISTA:
FMS:
1.Avaliação nutricional pelo IMC;
2. Orientação da saúde bucal;
3. Rastreamento da hipertensão arterial (Aferição de PA);
4. Jogos educativos sobre promoção da saúde: alimentação adequada e saúde do homem;
5. Avaliação das demandas dos usuários com encaminhamento para UBS;
6. Ações educativas sobre vigilância em saúde, com foco no enfrentamento a dengue, zika, chikungunha, tuberculose e hanseníase;
7. Orientações sobre DST´S e distribuição de preservativos;
8. Orientações sobre a qualidade da água e distribuição de hipoclorito de sódio (lavagem de caixa d’água, desinfecção de frutos e verduras e doenças veiculadas por água).
ASSOCIAÇÃO DE TRAVESTIS DO PIAUÍ – (ATRAPI)
9. Teste rápido do HIV com fluído oral;
10. Distribuição de preservativos (masculinos e femininos) e gel lubrificante;
GERENCIA SOCIAL DE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL – GSAN / SEMCASPI
11. Realizar avaliação e orientação nutricional;
12. Desenvolver atividades de educação e nutricional: orientar sobre o teor de sódio e açúcar nos alimentos industrializados; mostrar alternativas para a substituição de alimentos ricos em açúcar e sal; relatar sobre os malefícios do consumo de sal e açúcar em excesso; explanar e demonstrar a quantidade de resíduos agrotóxicos em vegetais; explicar a importância do consumo de alimentos livres de venenos; demonstrar como identificar um alimento orgânico; 3.Divulgar os equipamentos de segurança alimentar e nutricional como o Restaurante Popular e popularizar a Feira de Agricultores Familiares de Teresina.
13. Caminhão do SESI
ASSISTÊNCIA SOCIAL / SEMCASPI
14. Divulgação e orientação dos serviços do CRAS;
15. Emissão do Passe Livre Idoso e PCD (Pessoas com deficiência) municipal; 3. Emissão 1ª via da Carteira de Trabalho (A partir dos 17 anos; Documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência atualizado);
16. Apresentação cultural com pessoas idosas (2 apresentações).
17. Orientações sobre os serviços disponíveis na GPSE;
18. Orientações através de panfletagem pelos agentes social sobre CREAS, casas de acolhimento, ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), Conselhos Tutelares, Albergues, Centro POP e Serviços Família Acolhedora.
19. Divulgação e Orientação sobre O ENFRENTAMENTO DO TRABALHO INFANTIL;
Fonte: Ascom PMT