Cidade

RESPEITO É INDISPENSÁVEL

SMPM realiza campanha e reforça atendimento 24h da Casa da Mulher Brasileira no Carnaval

Objetivo da ação é fortalecer o enfrentamento ao assédio sexual e às demais formas de violência contra a mulher

Da Redação

Segunda - 09/02/2026 às 14:46



Foto: Em caso de emergência, a Guarda Maria da Penha pode ser acionada pelo 153
Em caso de emergência, a Guarda Maria da Penha pode ser acionada pelo 153

Com o objetivo de fortalecer o enfrentamento ao assédio sexual e às demais formas de violência contra a mulher no período carnavalesco, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está promovendo a campanha “Pediu para Parar, Parou”.

A iniciativa busca conscientizar a população de que Carnaval é tempo de alegria, mas o respeito é indispensável. A campanha reforça que qualquer ato sem consentimento é violência e pode, e deve, ser denunciado.

Durante todo o período de Carnaval, a Casa da Mulher Brasileira funcionará 24 horas, garantindo acolhimento humanizado e suporte especializado às mulheres vítimas de violência. O espaço oferece atendimento psicológico, social e jurídico, além de articulação com toda a rede de proteção.

Durante todo o período de Carnaval, a Casa da Mulher Brasileira funcionará 24 horas

Além do atendimento na unidade, equipes também estarão presentes nas concentrações dos blocos carnavalescos, realizando ações de orientação, prevenção e apoio às mulheres junto Capote da Madrugada, Pinto na Morada, Bloco do Paçoca e Vaca Atolada.

De acordo com a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Mara Raquel, o funcionamento do equipamento é essencial especialmente em períodos festivos. “O Carnaval é um momento de celebração, mas infelizmente também é um período em que os casos de assédio e violência podem aumentar. A Casa da Mulher Brasileira permanece como um espaço seguro de acolhimento, orientação e proteção. Nenhuma mulher está sozinha.”

A SMPM reforça que, em caso de violência ou ao presenciar qualquer situação de assédio, a denúncia é fundamental. A rede de proteção do município está preparada para agir com rapidez, responsabilidade e compromisso com a vida das mulheres. Em caso de emergência, a Guarda Maria da Penha pode ser acionada pelo 153.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade