Cidade

METEOROLOGIA

Chuvas isoladas em agosto no Piauí têm explicação meteorológica; entenda o fenômeno

Apesar de agosto ser um dos meses mais secos, pancadas de chuva pontuais podem ocorrer no estado

Da Redação

Terça - 12/08/2025 às 11:06



Foto: Graziely Oliveira Teresina tem um domingo de chuvas intensas
Teresina tem um domingo de chuvas intensas

Embora agosto seja tradicionalmente conhecido como um dos meses mais secos do ano no Piauí, a ocorrência de chuvas nesse período não é incomum. Pancadas rápidas e isoladas, acompanhadas de ventos e descargas elétricas, podem ocorrer em algumas regiões do estado, especialmente quando há influência de sistemas vindos da faixa leste do Nordeste.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, Werton Costa, o fenômeno está relacionado à umidade concentrada na costa leste nordestina, região que vai do Rio Grande do Norte ao Recôncavo Baiano, onde as chuvas são mais intensas nesta época. Parte dessa umidade em altitudes elevadas é transportada pelos ventos para o interior da região, alcançando áreas como o Piauí.

Werton Costa explica que essa umidade em altitude, ao encontrar as altas temperaturas do estado em agosto, favorece a rápida formação de nuvens carregadas. “Essas nuvens resultam em pancadas de chuva localizadas, muitas vezes acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. São fenômenos pontuais e de curta duração, típicos deste período.”

Essas chuvas são influenciadas pelos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOLs), conhecidos como ondas de leste, que transportam umidade e favorecem a formação de nuvens. O calor do mês de agosto intensifica o processo de precipitação.

Werton Costa destaca ainda que “essas chuvas não modificam a característica seca do mês. Normalmente, os eventos duram até três dias. Atingem apenas áreas específicas do estado.” Ele afirma que esse padrão é comum para o período e não representa uma mudança no clima local.

A previsão é que esse tipo de instabilidade não se prolongue e, como ocorre com frequência, se limite a dois ou três dias, atingindo apenas algumas áreas específicas do território piauiense.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: