Cidade

INAUGURAÇÃO

Acadepol inaugura piscina semiolímpica para treinos de salvamento e mergulho

Com estrutura de 25 metros, plataforma de salto e profundidade que chega a 5 metros, o espaço vai preparar policiais, militares e bombeiros

Sexta - 05/12/2025 às 08:35



Foto: Espaço vai treinar equipes que atuam em rios, açudes, áreas alagadas e cenários de resgate
Espaço vai treinar equipes que atuam em rios, açudes, áreas alagadas e cenários de resgate

A nova piscina semiolímpica da Academia de Polícia Civil do Piauí, inaugurada nesta quinta-feira (04), promete mudar o padrão dos treinamentos das forças de segurança do estado. Com estrutura de 25 metros, plataforma de salto e profundidade que chega a 5 metros, o espaço amplia as possibilidades de preparação prática de policiais civis, militares e bombeiros.

A piscina foi construída no complexo da Acadepol, no bairro Saci, em Teresina, e reúne características pouco comuns em estruturas públicas de formação policial. Além das raias para natação e do espaço amplo para exercícios aquáticos, ela possui plataforma de salto com três alturas, 2, 5 e 10 metros, permitindo treinamentos de salvamento e técnicas usadas em operações de risco e em instruções de mergulho.

O projeto inclui ainda iluminação para atividades noturnas, vestiários, área de convivência e copa. Agora, a formação ganha um recurso que aproximará os exercícios da realidade enfrentada por equipes que atuam em rios, açudes, áreas alagadas e cenários de resgate.

A diretora da Acadepol, delegada Anamelka Albuquerque, ressaltou que o equipamento supre uma demanda histórica da formação policial. “Com a inauguração da piscina, passamos a contar com um espaço aquático fundamental para qualificarmos ainda mais as atividades de formação e formação continuada. A Acadepol já possui áreas para testes de aptidão física, campo, quadra e estande de tiro, mas havia a carência de uma estrutura voltada às instruções aquáticas”, pontuou.

 A segunda turma em formação no estado, com mais de 220 alunos, deve usar o espaço em treinamentos que exigem saltos de grandes alturas e técnicas de salvamento em profundidade. 

"Além de servir à formação policial e dos bombeiros, vamos dialogar para que também possa ser usada pela população, especialmente por quem pratica esportes aquáticos. Ela é ideal para salto ornamental e pode até revelar novos talentos”, destacou o secretário de Segurança, Chico Lucas.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: