Brasil

MEDO DE FUGA

PF pede inclusão de Collor na lista de impedidos de deixar o Brasil

Suspensão do passaporte como medida cautelar não impede ida ao exterior, argumenta a PF

Da Redação

Quarta - 07/05/2025 às 17:30



Foto: Valter Campanato/Agência Brasil O ex-presidente Fernando Collor
O ex-presidente Fernando Collor

A Polícia Federal (PF) recomendou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o nome do ex-presidente Fernando Collor de Mello seja incluído na lista de impedidos de deixar o país nos sistemas de controle migratório.

A sugestão foi enviada na terça-feira (6) e revelada pelo portal Metrópoles. No documento, a PF ressalta que a suspensão da validade do passaporte não impede a saída do território brasileiro, uma vez que é possível realizar viagens internacionais utilizando outros documentos.

Moraes concedeu no início deste mês o benefício da prisão domiciliar a Collor, que cumpre pena desde o dia 25 de abril. Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente. 

Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão em regime fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, por recebimento de propina de uma empreiteira para viabilizar contratos com a BR Distribuidora.

Na decisão, Moraes definiu que a pena de Collor poderá ser cumprida em sua residência, com tornozeleira eletrônica, e que o ex-presidente terá o passaporte suspenso e não poderá receber visitas, salvo dos advogados.

A decisão de Moraes atende ao pedido da defesa de Collor de concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente em virtude da idade avançada (75 anos) e de comorbidades graves (Doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno afetivo bipolar). 

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<