Brasil

COMBATE À FOME

MDS e Funai unem forças contra a fome e para gerar rendas nas comunidades indígenas

Reunião em Brasília discute integração de políticas públicas, destaca PAA e anuncia planos específicos para povos em vulnerabilidade

Da Redação

Terça - 20/01/2026 às 09:58



Foto: ASCOM/MDS Joenia Wapichana no MDS com o ministro Wellington Dias
Joenia Wapichana no MDS com o ministro Wellington Dias

Em um encontro estratégico realizado nesta segunda-feira (19), em Brasília, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, alinharam ações para fortalecer a proteção social, a segurança alimentar e a geração de renda sustentável nas terras indígenas. A reunião também celebrou os 58 anos da Funai, com uma homenagem ao ministro.

O principal objetivo do diálogo foi integrar as ações governamentais voltadas para os povos originários, garantindo maior efetividade e alcance. “A preocupação é garantir efetividade nas ações de proteção social e segurança alimentar, além da geração de renda, para que tenhamos alternativas e possamos chegar, cada vez mais, às terras indígenas”, explicou a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, que participou da discussão.

Programas sociais como eixo central

Durante a reunião, foi destacado o papel fundamental de programas sociais já em andamento. Lilian Rahal ressaltou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade indígena. “O programa vem comprando e doando alimentos das terras indígenas, estimulando a retomada dos roçados e melhorando a qualidade da alimentação das populações”, afirmou.

A secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, revelou que a proposta é articular diferentes ministérios para um atendimento prioritário. “A proposta é a gente organizar planos de segurança alimentar para comunidades e povos que enfrentam situação de insegurança alimentar grave e integrar as ações de diferentes áreas do governo voltadas aos povos indígenas”, disse.

Cooperação

O MDS mantém um grupo de trabalho dedicado ao tema e avança na criação de um sistema de assistência específico. “A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) atuará tanto no campo da segurança alimentar quanto no da assistência. O MDS vai se somar a essa ação de assistência para tratar também de ações de segurança alimentar e nutricional”, complementou Valéria Burity.

O ministro Wellington Dias agradeceu a parceria, lembrando ações conjuntas já realizadas. “Quero agradecer também pelas importantes parcerias que firmamos, como na ação de ajuda ao povo Yanomami”, destacou.

Joenia Wapichana, ao homenagear o ministro com um certificado pelos 58 anos da Funai, reforçou o valor da união de esforços. “Este é um agradecimento da Funai, que reconhece a importância dos parceiros", explicou.

A reunião marca um passo na tentativa de consolidar uma rede de proteção social mais robusta e culturalmente adequada para as comunidades indígenas, com foco imediato no combate à insegurança alimentar grave.

Fonte: ASCOM/MDS

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade