
As defesas dos acusados pela tentativa de golpe de Estado estão considerando contestar o vídeo exibido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante a sessão da Primeira Turma nesta quarta-feira (26). O vídeo mostrava imagens dos atos extremistas de 8 de janeiro de 2023 e foi utilizado por Moraes para ilustrar a gravidade dos ataques e justificar seu voto a favor do recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Logo após a exibição, os advogados presentes começaram a mobilizar suas equipes, pois o vídeo não estava nos autos do processo. As defesas estão avaliando a melhor forma de abordar a questão, podendo apresentar uma questão de ordem ainda durante a sessão ou deixar o argumento para a instrução da ação penal, caso a denúncia seja aceita.
O STF confirmou que o vídeo não constava nos autos e explicou que ele foi preparado pelo gabinete de Moraes, utilizando fatos notórios e imagens já utilizadas em julgamentos sobre os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro.
Fonte: Com informações da CNN