Piauí hoje Veículos

Piauí hoje Veículos

PIAUÍ HOJE VEÍCULOS

Conheça os sedãs compactos que andamos em 2023

Principais modelos passaram pela nossa garagem durante o último ano

Sérgio Dias

Sexta - 05/01/2024 às 12:43



Foto: Sérgio Dias Hyundai HB20S
Hyundai HB20S

Durante o ano de 2023 o Piauí Hoje teve a oportunidade de conhecer e avaliar 61 veículos de todos os segmentos, desde motocicleta até caminhão extrapesado, passando por carros de passeio e vans. Vamos aproveitar a primeira coluna de 2024 para falar um pouco mais sobre o segmento dos sedãs compactos.

Os oito sedãs compactos mais emplacados em 2023 foram: Chevrolet Onix Plus (74,9 mil); Fiat Cronos (50,8 mil); Hyundai HB20S (30,3 mil); Volkswagen Virtus (27,1 mil); Toyota Yaris (20,6 mil); Honda City (11,8 mil); Nissan Versa (8,9 mil); e Renault Logan (4,6 mil).

Abaixo você confere mais informações sobre os modelos que conhecemos e avaliamos por ordem de emplacamentos em 2023, começando, portanto, com o Chevrolet Onix Plus e na sequência Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Volkswagen Virtus, Honda City e Nissan Versa – não conseguimos conhecer e avaliar os Toyota Yaris e Renault Logan em 2023.

Chevrolet Onix Plus

A linha Chevrolet Onix Plus e oferecida em seis versões, com opções de motorização 1.0 aspirado com até 82 cavalos e transmissão manual ou motor 1.0 turbo com até 116 cavalos e opções de transmissão manual ou automática.

No design, a grade tem a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.

O para-choque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto e se estendem até a tampa traseira. Na traseira o Chevrolet Onix Plus conta com lanternas bipartidas que se estendem até a tampa do porta-malas.

O compartimento de bagagem, em razão das dobradiças fixadas nas extremidades da tampa, permite a acomodação de objetos mais largos e um total de 469 litros.

Internamente, o volante tem um desenho que melhora a empunhadura, além de regulagens de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade.

O quadro de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros de fácil leitura com molduras cromada e os ponteiros iluminados por LED. O sistema multimídia flutuante otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas.

Fiat Cronos

Um destaque negativo do Fiat Cronos é que ela segue sem a opção de motorização turbo. A linha 2024 pode ser equipada com o motor Firefly 1.0, que em conjunto com a transmissão manual de cinco velocidades entrega até 75 cavalos de potência.

A outra motorização é a 1.3 Firefly de até 107 cavalos de potência e opções de transmissão manual e automática tipo CVT com sete velocidades simuladas, que oferece os modelos de condução AUTOMÁTICO, MANUAL e SPORT.

A linha Fiat Cronos 2024 conta com grade frontal que apresenta uma colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade ao visual, além de opções de rodas e calotas para todas as versões.

Seu interior conta com a opção em couro no tom Espresso Brown em bancos e painéis de portas, deixando o modelo mais sofisticado e aconchegante. O volante passou por atualizações em todas as versões desde a linha anterior e segue a linha adotada em outros modelos da marca.

Hyundai HB20S

A linha Hyundai HB20S 2024 é oferecida em seis versões, algumas equipadas com motor Kappa 1.0 aspirado flex, transmissão manual de cinco velocidades e potência de 80 cavalos e outras com motor turbo Kappa 1.0 TGDI flex, transmissão automática de seis velocidades e potência de 120 cavalos.

Na dianteira a grade conta com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e opção em LED, para-choque que abriga as luzes de seta e para-lamas e capô mais horizontais.

A traseira traz lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado. Destaque para a harmonia entre o para-choque, as lanternas traseiras em LED, as luzes de seta e de ré posicionadas na lanterna e o design da tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 16” contam com acabamento diamantado e vêm com design específico.

O sedã conta com o sistema Hyundai Bluelink, central multimídia blueMedia, que traz tela de oito polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple Car Play e botão para acionamento do comando de voz no volante.

Também estão disponíveis alavancas para troca de marchas no volante e o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente em situações de parada no trânsito para reduzir o consumo de combustível e as emissões.

Todas as versões da linha Hyundai HB20S 2024 contam com seis airbags, com destaque para os de cortina laterais. Também fazem parte da lista padrão: freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).

Volkswagen Virtus

Todas as versões da linha Volkswagen Virtus 2024 são equipadas com motor turbo flex: 170 TSI com transmissão manual e automática e até 116 cavalos de potência; 200 TSI com transmissão automática e até 128 cavalos de potência; e 250 TSI com transmissão automática e até 150 cavalos de potência.

As versões contam com um conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série. A traseira também conta com lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas. O emblema, com nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logo da marca.

Todas as versões receberam rodas renovadas. No interior o painel conta com revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha digital da linha Virtus 2024.

O pacote de assistências ao motorista conta com controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência de série em todas as versões com câmbio automático, acompanhados da função frenagem de manobra, seis airbags, detector de fadiga, entre outros.

Honda City

A linha Honda City Sedan 2024 é oferecida em três versões, todas equipadas com motor flex aspirado de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC, com potência máxima de 126 cavalos – como o Fiat Cronos, não tem opção de motor turbo. O câmbio CVT também equipa todas as versões, assim como a simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante.

Com carroceria longa, larga e baixa o Honda City Sedan tem faróis e lanternas de LED, com layout de aspecto high-tech. Podem ter, dependendo da versão, faróis full LED, com luzes indicadoras de direção, fachos baixo e alto, DRL e faróis de neblina em LED ou DRL de LED e bloco óptico principal com projetor. As lanternas são as mesmas em todas as versões, com LED nas luzes de posição e de freio.

As rodas são de liga leve com aro de 16 polegadas em todas as versões. Elas mesclam acabamento frontal diamantado e pintura na cor preta. Os retrovisores externos estão mais recuados em relação as outras gerações, e fixados na porta, o que resulta em grande melhora no campo de visão.

No interior, todas as versões são equipadas com um painel amplo e fácil visualização das informações. Uma nova tecnologia antifadiga foi adotada nos bancos para melhorar o suporte do corpo, evitando o esforço constante para a retomada do posicionamento ideal, que é justamente o que traz a sensação de cansaço.

Todas as versões trazem botão de partida do motor, sistema de destravamento por proximidade da chave (Smart Entry), ar-condicionado digital, nova central multimídia touchscreen de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem-fio e câmera de ré multivisão.

Nissan Versa

A linha Nissan Versa 2024 é importada do México e oferecida em três versões, todas equipadas com motor 1.6 16V Flex e transmissão Xtronic CVT, que entregam até 113 cavalos de potência – também não tem a opção de motor turbo.

No design a linha Nissan Versa 2024 traz uma nova frente 'V-motion', além do para-choque redesenhado. O sedã também conta com o novo logotipo da Nissan na frente e na traseira. Todas as versões são equipadas com bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, volante com regulagem de altura e profundidade, acionamento do motor por botão, retrovisores externos com regulagem elétrica e vidros com acionamento elétrico.

A tem uma das cabines mais espaçosas e confortáveis do segmento. O espaço para joelhos e distância para ombros entram nessa fórmula de conforto. Acessar o habitáculo não é problema porque o amplo vão de abertura das portas facilita a entrada e a saída do veículo.

O motorista tem ainda um novo ajuste de altura do banco, que deixa a posição mais elevada em relação ao modelo anterior. O porta-malas oferece 460 litros de capacidade, com fácil acesso devido à altura menor em relação ao solo. A tampa pode ser destravada de três formas: pela chave, pela alavanca interna e apertando o botão do porta-malas.

Além do amplo espaço para bagagens em seu porta-malas, o sedã ainda tem 18 porta-objetos para acomodar pequenos objetos de uso do dia a dia e, assim, atender quem vai nos assentos dianteiros e traseiro.

Fonte: Sérgio Dias

Sergio Dias

Sergio Dias

Natural de Pernambuco, é jornalista em São Paulo, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha - que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. É Top4 dos “+Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva 2023”, na votação promovida pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: