Filosofia de Vida

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TRANSTORNO

Características do Autismo: Uma Revisão Abrangente da Literatura

A pesquisa explorou as características do autismo, incluindo dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos

Fabiano de Abreu

Quinta - 25/07/2024 às 13:17



Foto: Reprodução Símbolo Autismo
Símbolo Autismo

Um estudo recente, liderado pelo pós-PhD em Neurociências Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, da California University FCE, em Portugal, investigou as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA), um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A pesquisa, conduzida em colaboração com Flávio Henrique dos Santos Nascimento Bacharel em medicina pela UFCG, Vanessa Schmitz Bulcão Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, Gizela Silva Mestre em psicologia da educação, Elodia Avila Formada em medicina pela USP e Sophia Iris Moreira Utnick-Brennan Graduada em Justiça Criminal, foi publicada na revista científica "Emergentes".

O estudo, baseado em uma revisão bibliográfica qualitativa e exploratória de fontes nacionais e internacionais, abordou as mudanças nas nomenclaturas e classificações do TEA ao longo dos anos, desde a inclusão do autismo nos Transtornos Globais do Desenvolvimento até a adoção do termo "Transtorno do Espectro do Autismo" no DSM-5-TR e no CID-11.

A pesquisa explorou as características do autismo, incluindo dificuldades na comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Além disso, destacou a importância da identificação precoce de sinais de alerta, como atrasos na linguagem e dificuldades motoras, para intervenções eficazes.

O estudo também abordou as comorbidades frequentemente associadas ao TEA, como Transtorno de Ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A gravidade do TEA, classificada em três níveis de acordo com o suporte necessário, também foi discutida.

Os pesquisadores enfatizaram a importância da avaliação clínica para o diagnóstico do autismo, que se baseia em critérios comportamentais e observação, uma vez que não existem marcadores biológicos ou exames definitivos. O estudo concluiu que o TEA é um transtorno complexo e heterogêneo, e cada indivíduo apresenta características únicas, tornando as generalizações inadequadas.

As descobertas deste estudo contribuem para uma compreensão mais abrangente do TEA e podem auxiliar profissionais de saúde e educação no diagnóstico precoce e no desenvolvimento de intervenções eficazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo.

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências; Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências; Mestre em Psicologia; Mestre em Psicanálise com formações em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filósofo, Jornalista, Especialização em Programação em Python, Inteligência Artificial e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latinoamericanos; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Professor e investigador cientista na Universidad Santander de México, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da FENS, Federação Européia de Neurociências; Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associação e sociedades de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; especialista em estudos sobre comportamento humano e inteligência com mais de 100 estudos publicados.
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