
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) registrou um raro recorde de presença nesta terça-feira (6 de maio de 2025), com 28 dos 30 deputados presentes no plenário. A alta frequência ocorreu por causa da votação do Projeto "Pacto pela Ordem", enviado pelo governo do Estado àquela casa no mês passado (abril de 2025). No entanto, desde fevereiro, a maioria dos parlamentares tem faltado às sessões.
O presidente da Alepi, Severo Eulálio, já havia feito um apelo público em março para que os deputados comparecessem ao trabalho. Assim como outros trabalhadores, os parlamentares devem cumprir suas obrigações e comparecerem ao trabalho. Apesar disso, não há punições para os faltosos, e os salários são pagos sem descontos.
Nesta terça, os únicos ausentes foram os deputados Mardem Menezes (sem partido) e Oliveira Neto – este último justificou a ausência alegando motivos pessoais, enquanto Menezes não se manifestou.
Frequência abaixo do esperado
Antes da sessão desta terça-feira (06.05), o único dia com 100% de presença em plenário em 2025 foi 3 de fevereiro, durante a eleição e posse da nova diretoria da Alepi. Desde então, poucos deputados participaram de todas as sessões.
Todos os projetos em pauta foram aprovados, mas a baixa frequência habitual levanta questões sobre o comprometimento dos parlamentares. O portal Piauí Hoje tem monitorado as ausências e destacado a necessidade de maior transparência.
Severo Eulálio cobra presença dos colegas ao trabalho
