
Médicos anestesistas que atuam no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na zona Sul de Teresina, realizaram nesta quinta-feira (7) uma paralisação parcial nos serviços, que resultou na suspensão de vários procedimentos cirúrgicos na unidade. A paralisação é um protesto da categoria contra uma redução de R$ 900,00 no pagamento da produtividade da categoria.
Segundo os anestesistas, a Prefeitura de Teresina reduziu o valor da gratificação. A Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela gestão do hospital, disse que vai se manifestar em breve sobre a paralisação.
Segundo a presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, a redução no valor da produtividade se deu porque o montante passou a ser dividido entre os 38 anestesistas que já atuavam no hospital e com mais 14 novos profissionais convocados após concurso público, totalizando 52 profissionais.
Em nota a Fundação Municipal de Saúde, por meio da direção do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), informou que foi surpreendida com a paralisação. "Fomos surpreendidos com a deliberação unilateral da equipe de médicos anestesiologistas pela redução significativa de suas atividades, em razão de questionamentos quanto ao valor da produtividade paga à categoria. Tal medida resultou na operação de apenas duas salas cirúrgicas, comprometendo a realização das cirurgias ortopédicas de urgência programadas", disse.
Confira a nota na íntegra.