O Hospital Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, está passando por uma ampla reforma, com investimento de R$ 50 milhões. A obra tem previsão de entrega para o final de 2025.
A atual estrutura física, por exemplo, será totalmente separada da maternidade, garantindo mais espaço e conforto aos pacientes. Além disso, o número de leitos será ampliado, inclusive os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
"Nós já entregamos a primeira etapa das obras, que é a enfermaria ortopédica, com ampliação de 39 leitos", disse o secretário de Saúde, Antônio Luiz.
O maior hospital público do litoral do Piauí, o Heda é referência na região e atende pacientes de estados vizinhos, como Maranhão e Ceará.
Além dos investimentos no Heda, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai entregar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 2025, que vai centralizar os atendimentos de urgência e emergência, ajudando a desafogar o Heda.
"Estamos investindo cerca de R$ 50 milhões para transformar a Saúde de Parnaíba, garantindo mais qualidade no atendimento, principalmente no Heda, que é referência na região", afirmou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Atualmente gerido pelo Instituto de Cidadania e Saúde (Isac), o Heda teve a sua capacidade cirúrgica ampliada. O hospital agora conta com cinco salas de cirurgia, após a aquisição de novos equipamentos e instrumentais. "Com isso, atendemos mais pacientes com maior eficiência, reduzindo o tempo de espera para procedimentos cirúrgicos e aumentando a efetividade no atendimento", destaca Campêlo.
Fonte: CCOM/PI