A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, disse que os números alcançados pelo Partido dos Trabalhadores no Piauí nas Eleições Municipais de 2024 mostram um "fortalecimento real, especialmente a nível local". A secretária, que é militante histórica do PT, concedeu uma entrevista exclusiva ao portal Piauí Hoje durante o evento de recepção aos prefeitos eleitos pelo PT-PI, realizado na noite desta quarta-feira (20).
"O PT passou de 24 prefeitos para 50, o número de vereadoras aumentou de 62 para 127, e de 4 prefeitas fomos para 11. Esses números mostram um fortalecimento real, especialmente a nível local", afirmou Zenaide.
Zenaide também abordou a atual conjuntura política do Brasil, especialmente a tentativa de golpe em 8 janeiro de 2023 e a tentativa de assassinato contra o presidente Lula e outros membros do governo. Ela enfatizou que o Brasil ainda vive uma forte polarização política e a presença de ideias fascistas na sociedade. "É hora da sociedade se mobilizar para combater o ódio e fortalecer a democracia", destacou.
Ela também comentou sobre o papel das Forças Armadas no Brasil, observando que, em alguns momentos, elas têm se desviado de sua função principal, sendo a defesa da soberania nacional.
"Há uma estrutura dentro das Forças Armadas que precisa ser desconstruída. O exército deve voltar a cumprir seu verdadeiro papel de proteger o país, sem se deixar influenciar por questões políticas internas", afirmou. De acordo com a secretária, é preciso uma reformulação das Forças Armadas para que elas possam, de fato, cumprir sua missão de proteger a soberania do Brasil.
Confira o vídeo completo da entrevista: