O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu, nesta quarta-feira (21), os nomes que comporão a lista tríplice para a futura gestão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). O biênio é estratégico, pois os escolhidos conduzirão as Eleições de 2026 no estado.
A sessão foi histórica por romper o costume da "condução automática", onde o vice-presidente do TRE-PI geralmente assume a presidência. Sem consenso para uma chapa única, a definição foi para o voto aberto.
O desembargador Olímpio Passos Galvão foi o mais votado, somando 19 votos. O desembargador José Wilson Ferreira Júnior obteve 17 votos na sessão. Já o desembargador Ricardo Gentil Eulálio, que ocupa a atual vice-presidência, recebeu o apoio de apenas seis magistrados;
Os magistrados eleitos terão o desafio de liderar a Justiça Eleitoral no Piauí durante o pleito de 2026. A missão envolve a coordenação de todo o processo de votação, o combate às fake news e a garantia da transparência e segurança jurídica para o eleitorado piauiense.