
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) anunciou a nomeação de 19 servidores aprovados no concurso realizado em 2023. As convocações foram divulgadas nesta quarta-feira (14), em um café com a imprensa, no Pleno do Palácio da Justiça do Piauí. Além de apresentar as ações e prioridades do Judiciário piauiense, houve a confirmação, pelo presidente da Corte, desembargador Aderson Nogueira, sobre a convocação dos aprovados durante a apresentação do relatório dos cem primeiros dias de gestão em 2025.
Os novos profissionais ocuparão cargos fundamentais para o funcionamento do Judiciário piauiense, distribuídos em setores como Tecnologia da Informação, Saúde e Assistência Psicossocial, Orçamento e Administração. As nomeações correspondem a funções que estavam com vacância, conforme levantamento feito pelas Secretarias de Administração e Gestão de Pessoas e de Orçamento e Finanças.
Entre os cargos preenchidos estão os de analista administrativo, contador, enfermeiro, psicólogo, odontólogo, médico, assistente social e especialistas em TI. De acordo com o desembargador, as nomeações representam um avanço importante na recomposição do quadro funcional. “Com essas nomeações, nós exaurimos parte do edital do concurso. E pretendemos chamar mais servidores à medida que surgirem novas vagas, seja por aposentadorias ou outros motivos”, declarou o presidente do TJ-PI.
Presidente da Corte, desembargador Aderson Nogueira - Reprodução/TJ-PI
Apesar da importância dos reforços, o magistrado alertou que o Judiciário estadual ainda enfrenta entraves relacionados à estrutura e ao orçamento. Segundo ele, há necessidade de ampliar investimentos em tecnologia, realizar novos concursos e promover a qualificação contínua dos quadros já existentes. Contudo, a realização de um novo certame está descartada no curto prazo.
“O orçamento que temos hoje é o possível, mas não o ideal. Toda melhoria tem um custo elevado e concorre com recursos limitados. Ainda assim, temos mantido uma relação harmoniosa com os demais poderes. O que foi aprovado pela Assembleia tem sido repassado mensalmente, sem atrasos”, destacou o presidente da Corte.
Embora o planejamento financeiro do TJ-PI não contemple novos concursos no momento, a presidência aposta na convocação de candidatos já aprovados como alternativa para manter a qualidade dos serviços. A ampliação do quadro técnico, mesmo que de forma gradativa, é vista como prioridade da atual gestão.
Confira a seguir como os novos nomeados serão distribuídos nas diferentes áreas do Tribunal:
- Tecnologia da Informação: Quatro profissionais foram designados para a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, nas especialidades de banco de dados, desenvolvimento de sistemas e infraestrutura.
- Saúde e Assistência Psicossocial: Foram nomeados dois assistentes sociais e dois psicólogos para o Núcleo Multiprofissional Regional de São Raimundo Nonato. Também foram convocados um médico, um odontólogo e um enfermeiro para reforçar a Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida.
- Orçamento e Finanças: Dois contadores foram alocados para a Secretaria de Orçamento e Finanças e a Coordenadoria de Precatórios.
- Administração Geral: Seis analistas administrativos serão lotados em unidades como a Secretaria de Administração (SEAD), o Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário (FERMOJUPI), o Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC).