O secretário de Educação, Washington Bandeira, se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) na noite dessa quarta-feira (20) em Teresina. Além dele, também se filiaram ao partido o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, e o secretário de Saúde, Antônio Luís. Em entrevista ao Piauíhoje.com, Washington Bandeira falou sobre a importância de se filiar ao PT e sobre seus projetos como secretário.
Washington Bandeira garantiu que sua filiação não está vinculada no momento a projetos eleitorais e que o foco é na gestão da Secretaria de Educação.
"Não temos esse projeto por hora, realmente o foco é na gestão da Secretaria da Educação para a gente continuar realizando de forma acelerada, de forma resolutiva o que já temos feito nesses dois anos e continuar realmente otimizando, melhorando a educação e a aliança com acesso à permanência na qualidade. Mas queremos participar da construção do diálogo, participar de todos os espaços e discussões no PT, que é um partido que tem como marca justamente as construções, discussões dialógicas, participativas, representativas. A gente quer participar bastante e contribuir com avanços para o partido, para o governo Rafael, para o governo federal", ressaltou.
Ele disse que há muito tempo tem afinidade com as pautas e ações do PT e que foi uma honra se filiar ao partido.
"É uma honra para mim, que tenho uma afinidade muito forte há muito tempo com as pautas, com as pautas, com as ações, com os movimentos, com a ideologia desse partido tão importante, que é o Partido dos Trabalhadores, que defende e realiza o desenvolvimento com justiça social, com redução de desigualdades. E é isso que a gente acredita como cidadão e agora como ator político. Então, pra mim, é uma honra imensa estar me filiando hoje ao PT", disse.
Washington Bandeira destacou as principais ações realizadas como Secretário de Educação e os projetos em desenvolvimento.
"Nosso projeto é transformar todas as escolas de ensino médio do Piauí em escolas de tempo integral com ensino profissional e técnico. Já estamos com 70% da rede. E a educação integral é aquela que forma os nossos jovens tanto no ensino regular como no ensino profissional para o mundo do trabalho, no ensino regular para a academia, para a universidade, para o ingresso do ensino superior, mas especialmente. As habilidades, as valências socioemocionais e a cidadania dos nossos jovens. A ética, o humanismo, para que eles sejam realmente grandes líderes, grandes protagonistas sociais", destacou o secretário.
"A educação é o ponto de partida, ela é a premissa para um desenvolvimento sólido. Estruturante, com justiça social, com mobilidade social. A gente acredita que está no caminho agora, bem interessante... Desde a alfabetização na idade certa, passando pelo IDEB do Fundamental, pelo IDEB do Ensino Médio, pelos resultados no ENEM, pelos resultados de ingresso no mundo do trabalho. É esse o nosso projeto".
Ele disse ainda que a educação do Piauí vem sendo pavimentada há muito tempo, desde os governos anteriores como Wellington Dias e Regina Sousa. Para o secretário, a equipe anterior está preparada para dar seguir com os novos projetos.
A equipe está preparadíssima, é experiente e traz toda a memória do que foi feito nos anos anteriores, do que foi pavimentado, para que a gente agora possa continuar a seguir avançando. Então, por isso que a gente manteve muitos dos quadros que já estavam na Secretaria da Educação, trouxe novos quadros também, inclusive uma marca do Partido dos Trabalhadores. Então isso sendo um governo do PT, liderado pelo Governador Rafael Fonteles, não seria diferente que a gente fizesse isso na educação. Esse mix, essa aliança entre pessoas que já estão na SEDUC já há algum tempo, em novos quadros, tem trazido realmente uma energia muito forte para a SEDUC e uma celeridade nas suas realizações", concluiu.
Veja a entrevista completa: