O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou uma chapa pura para disputar a Prefeitura de Caracol, município no interior do Piauí, nas eleições de 2024. O candidato a prefeito é Raniletti Macedo e a vice é Valéria do Nilsão, ambos filiados ao partido. A aposta do PT em chapa pura demonstra a confiança da sigla em fortalecer sua presença nas administrações municipais.
Pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Credibilidade no início deste mês mostra que o cenário é favorável a Raniletti Macedo. Na pesquisa estimulada, que considera apenas os votos válidos, Raniletti aparece com 66,48% das intenções de voto, enquanto Fabiano (AGIR) tem 33,52%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-06263/2024.
Raniletti Macêdo conta o apoio de importantes lideranças politicas locais e do estado, dentre elas Nilson Fonseca, o deputado federal Merlong Solano, o governador Rafael Fonteles e o ministro da Assistência Social e Combate à Fome, Wellington Dias. No sábado eleiderou carreata, caminhada e comício para uma multidão na área central da cidade de Caracol. Veja o vídeo no final da matéria.
Onde fica
O município de Caracol está localizado na microrregião do Alto Médio Canindé. Fica a 615 de Teresina, capital do Piauí. A economia de Caracol é baseada principalmente na agricultura e pecuária. Caracol possui uma forte ligação com a cultura tradicional nordestina, sendo marcado por festas populares e manifestações culturais típicas da região.
Caracol também se destaca por sua proximidade com o Parque Nacional da Serra das Confusões, uma importante área de preservação ambiental que abrange parte do território do município. O parque é conhecido por suas paisagens naturais impressionantes, formações rochosas, cavernas e rica biodiversidade, atraindo visitantes interessados em ecoturismo.
O município, de clima semiárido, enfrenta desafios comuns à região, como a escassez de água em períodos de seca, mas os esforços da comunidade local e projetos governamentais buscam melhorar a infraestrutura e qualidade de vida dos moradores.
PT no Piauí
Em todo o Piauí, o PT apresenta 135 candidatos a prefeito, sendo uma das legendas com maior número de postulantes ao cargo no estado. O presidente do partido no Piauí, o ex-deputado estadual João de Deus Sousa, projeta a eleição de 60 a 70 prefeitos nas cidades piauienses. O otimismo de João de Deus reflete o fortalecimento do PT em todo o estado e sua estratégia focada na ampliação da base municipalista.
Em nível nacional, o PT segue como uma das forças políticas mais tradicionais do Brasil, especialmente em estados do Nordeste, onde possui forte apoio popular. No Piauí, a estratégia do partido é clara: consolidar sua liderança no interior, onde já tem uma presença significativa.
Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, a sigla espera manter e expandir seu controle sobre as prefeituras, uma medida importante para solidificar sua base de apoio em futuras eleições estaduais e nacionais.