O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, confirmou um aumento salarial de 6% para os professores da rede municipal de ensino, superando os 5,4% estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O reajuste será pago com efeito retroativo ao mês de janeiro de 2026.
Além do magistério, os demais servidores da prefeitura também terão recomposição salarial de 5,35%, seguindo os mesmos índices aplicados pelos governos Estadual e Federal, com validade a partir da data-base em 1º de maio. Segundo o prefeito, o impacto total nas contas do município será de aproximadamente R$ 150 milhões.
"Eu gostaria de conceder um reajuste ainda maior, até por ser merecido, mas o que é possível neste momento é um aumento de 6% para os professores da área da educação. É preciso garantir que não haverá atrasos e que teremos recursos para pagar o servidor, que serve à cidade”, finalizou.
Além do novo salário, a gestão municipal anunciou a convocação de 608 novos servidores para a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) até o início de julho. O secretário Ismael Silva explicou que o percentual de 6% foi definido após várias reuniões iniciadas antes do Carnaval, buscando um equilíbrio entre a valorização da categoria e a realidade financeira da prefeitura.
O planejamento também inclui a chamada de aprovados no concurso para a área administrativa da educação e a previsão de convocar novos profissionais para a saúde até o final deste ano, o que deve elevar a folha de pagamento em mais R$ 39 milhões.
Fonte: PMT