Teresina será um dos pontos de mobilização nacional neste domingo, 14, quando manifestantes voltam às ruas em defesa da democracia e contra a redução das penas dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Na capital piauiense, o ato está marcado para as 9h, na Praça Pedro II, no Centro.
A manifestação faz parte de uma mobilização nacional convocada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), pela Frente Brasil Popular, pelo Povo Sem Medo, centrais sindicais, movimentos sociais e aliados do campo democrático popular. Atos estão confirmados em todas as regiões do país com um objetivo comum: dizer não à impunidade, defender a democracia e os direitos do povo brasileiro.
Os protestos ocorrem como reação à aprovação, na Câmara dos Deputados, da chamada “Lei da Dosimetria”, que reduz as penas dos condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. O projeto foi aprovado na madrugada da quarta-feira, 10, e é visto pelos organizadores como uma manobra que beneficia diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros envolvidos na tentativa de golpe, já julgados pelo Supremo Tribunal Federal.
Além das ruas, parlamentares da base progressista também intensificaram a mobilização política e convocam a população a participar dos atos. A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) fez um apelo público, destacando a importância da pressão popular neste momento.
“É hora de mostrarmos mais uma vez que o povo brasileiro não aceita anistia nem redução de pena para quem atentou contra a nossa democracia e tentou destruir as instituições no 8 de janeiro de 2023. Traga sua voz, sua bandeira e sua indignação”, declarou a parlamentar.
Em Teresina e em outras capitais, os organizadores esperam repetir o clima de mobilização que marcou outros momentos decisivos da história recente do país, reforçando a mensagem de que crimes contra a democracia não podem ser relativizados nem esquecidos.
Mais conteúdo sobre: