Política

ENCHENTES

Enchentes no RS: Eduardo Leite reclama que doações estão atrapalhando comércio local

O governador do RS disse que a chegada de um volume considerável de doações físicas ao estado pode prejudicar o reerguimento do comércio

Da Redação

Quarta - 15/05/2024 às 12:41



Foto: Maurício Tonetto/Secom Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, causou polêmica ao afirmar que as doações vindas de outros estados estão prejudicando o comércio local, durante entrevista à Band News nesta terça-feira (14).

"Um dos pontos que eu pedi à nossa equipe é que ajude a estruturar ferramentas e canais para que aquelas pessoas de outros locais que queiram fazer doações possam fazê-las ajudando o comércio local, que está impactado", declarou o governador.

Segundo Leite, a chegada de um volume considerável de doações físicas ao estado pode prejudicar o reerguimento do comércio local, que já está impactado pelas recentes enchentes e desastres naturais.

"Porque, na verdade, quando você tem um volume tão grande de doações físicas chegando ao estado, há um receio sobre o impacto que isso terá no comércio local. Você tem uma cidade e um comércio que foram impactados, e o reerguimento desse comércio fica dificultado na medida que você tem uma série de itens que estão vindo de outros lugares do país", acrescentou.

Entretanto, Leite disse que não deseja ser mal interpretado como alguém que está desprezando as doações, mas sim como alguém que está buscando soluções para minimizar os impactos negativos no comércio local.


O Rio Grande do Sul está passando por uma crise sem precedentes, causadas pelas chuvas intensas que atingem o estado desde o fim de abril. Segundo o boletim da Defesa Civil estadual sobre as enchentes, divulgado às 9h desta quarta-feira (15), mostra que mais de 614 mil pessoas ainda estão fora de suas residências, sendo 76.580 em abrigos e outras 538.245 desalojadas.

Foram confirmadas 149 mortes, 108 pessoas desaparecidas e 806 feridas. As inundações e enxurradas impactam 446 municípios do estado e afetaram de maneira direta ou indireta 2.124.553 moradores das cidades gaúchas, o que representa 19,51% do total da população do estado, de 10,88 milhões de habitantes.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: