Política

POLÍTICA

Eduardo Bolsonaro fica sem passaporte diplomático após perder mandato

O agora ex-deputado federal teve seu mandato cassado por faltas. Ele está nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano

Da Redação

Segunda - 22/12/2025 às 10:13



Foto: Reprodução Nos Estados Unidos desde fevereiro, Eduardo Bolsonaro teve seu mandato de deputado federal cassado por número de faltas
Nos Estados Unidos desde fevereiro, Eduardo Bolsonaro teve seu mandato de deputado federal cassado por número de faltas

A Câmara dos Deputados cancelou o passaporte diplomático do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após ele ter o mandato cassado por faltas. O regimento interno da Casa determina a invalidação do documento em caso de perda de mandato. Eduardo se manifestou nas redes sociais: 

“No dia seguinte à cassação de meu mandato veio a notícia do cancelamento de meu passaporte. Não se engane, desde sempre a intenção é me bloquear no exterior”, escreveu em sua página no X (antigo Twitter).

O deputado cassado está autoexilado nos Estados Unidos (EUA) desde fevereiro deste ano. Por não comparecer às sessões legislativas, a determinação da Mesa Diretora foi por sustar seu mandato. Ainda segundo o ex-deputado, ele buscará meios de conseguir um passaporte apátrida, isto é, o ato de reconhecimento do Estado brasileiro de que o cidadão não é considerado nacional em nenhum país.

Para ser reconhecido como apátrida, o solicitante deve preencher um formulário com informações e dados pessoas sobre o país de nascimento, familiares, motivações para o pedido, entre outros. Esse formulário é encaminhado para análise da Polícia Federal (PF). Caso o documento seja aprovado, o solicitante é chamado para comparecer presencialmente na unidade da PF via agendamento.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro é réu pelo crime de coação em processo judicial. Ele é acusado de coagir a Suprema Corte no curso do ação penal que condenou seu pai e outros aliados, por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Fonte: Metrópoles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade