O Consórcio Nordeste encerrou, nessa segunda-feira (1º), em Teresina, a última Assembleia Geral de 2025 com um balanço das principais ações conduzidas durante a gestão do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), à frente da entidade. O encontro também definiu o novo presidente para 2026: o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).
A principal iniciativa destacada por Fonteles foi o financiamento industrial criado pela Chamada Nordeste, considerado por ele o maior legado de sua gestão. A chamada exclusiva para projetos do Nordeste alcançou R$ 128 bilhões em propostas apresentadas e R$ 113 bilhões validados em setores como bioeconomia, energias renováveis, data centers, descarbonização e indústria automotiva.
“Sem dúvida, o ponto mais forte foi esse maior volume de financiamento industrial da história do Nordeste. Essa é a maior entrega que eu posso colocar na nossa presidência", destacou Rafael Fonteles.
Durante o encontro, o governador também ressaltou a parceria com empresas globais de tecnologia, voltada à transferência de conhecimento para universidades e centros de pesquisa, além da atuação conjunta do Consórcio na COP30, levando ao debate temas como transição energética e bioeconomia.
A Assembleia Geral marcou ainda a assinatura de novos acordos com o Instituto Ethos, a NordGas e a DataPrev, incluindo a criação do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), que vai integrar universidades e fundações de apoio à pesquisa. O objetivo é fortalecer a agenda regional de inovação e ampliar os investimentos para 2026.
Rafael Fonteles destacou ainda o papel das câmaras temáticas do Consórcio, que, segundo ele, garantem uma atuação mais técnica e integrada entre os estados.
“O consórcio não é apenas o fórum dos governadores, mas sobretudo o trabalho das equipes, compartilhando boas práticas e definindo prioridades para avançarmos juntos. Viva o Consórcio Nordeste”.

Paulo Dantas assume presidência em 2026 com foco em continuidade
Eleito para presidir o Consórcio Nordeste em 2026, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, agradeceu a confiança dos gestores e se comprometeu a dar continuidade às pautas estratégicas.
“Temos total compromisso com a continuidade de toda a pauta ligada aos projetos de desenvolvimento conduzidos anteriormente pelos governadores João Azevedo, Fátima Bezerra e governador Rafael”, declarou.
Paulo Dantas afirmou que sua gestão reforçará ações focadas em energia limpa, ciência, tecnologia, inovação, inteligência artificial, além de ampliar as atividades das câmaras temáticas de turismo, agricultura familiar, agronegócio, infraestrutura e logística.
Fonte: Com informações da Secom
Mais conteúdo sobre:
#consórcio nordeste #rafael fonteles #gestão #balanço #novo presidente #paulo dantas