Política

SEGURANÇA PÚBLICA

Chico Lucas convida delegado Anchieta Nery para compor equipe da Senasp em Brasília

Atual chefe de Inteligência da Segurança Pública do Piauí passará a integrar a equipe do Ministério da Justiça

Da Redação

Segunda - 26/01/2026 às 12:15



Foto: Reprodução/internet Chico Lucas assume cargo no Ministério da Justiça e leva delegado Anchieta Nery para integrar a equipe da Senasp, em Brasília.
Chico Lucas assume cargo no Ministério da Justiça e leva delegado Anchieta Nery para integrar a equipe da Senasp, em Brasília.

Indicado para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça, Chico Lucas deve contar com o delegado Anchieta Nery em sua equipe em Brasília (DF). Atualmente, Nery ocupa o cargo de chefe do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, função estratégica na área de combate ao crime.

A movimentação ocorre em meio a uma semana de transição no Governo do Estado, envolvendo mudanças nas pastas da Segurança Pública e da Saúde. Antônio Luiz assumirá a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, enquanto o médico Dirceu Campelo será empossado como novo secretário de Saúde do Estado. 

O governador Rafael Fonteles (PT) agendou para o próximo sábado (1º) a solenidade de posse dos novos secretários estaduais, além da despedida oficial de Chico Lucas do cargo que ocupa atualmente. A cerimônia será realizada às 11h30, no Palácio de Karnak, sede do governo estadual.

Quem é Anchieta Nery?

José Anchiêta Nery Neto, Delegado de Polícia Civil | Foto: Reprodução

José Anchiêta Nery Neto é delegado de Polícia Civil e atual diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). É especialista em Inteligência de Estado e Inteligência Policial, com sólida experiência na área de investigação e análise estratégica.

Desde 2018, integrou o Laboratório de Inteligência Cibernética da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), onde teve como missão o desenvolvimento de técnicas e ferramentas voltadas à coleta, análise e tratamento de dados em ambientes cibernéticos.

Na área acadêmica, é professor da Academia de Polícia Civil do Piauí (Acadepol-PI) e professor convidado em cursos de formação e capacitação da Força Nacional de Segurança Pública, da Diretoria de Inteligência do MJSP e de Academias de Polícia Civil de diversos estados brasileiros.

Ao longo de sua trajetória profissional, também atuou por três anos na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí, com foco no enfrentamento a delitos praticados no meio digital.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: