Mundo

MAIS INFLUENTE

Alexandre de Moraes está na lista de pessoas mais influentes do ano por jornal britânico

O ministro do STF foi o único brasileiro na lista dos 25 nomes mais influentes do jornal Financial Times

Da Redação

Sexta - 05/12/2025 às 14:41



Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Ministro Alexandre de Moraes, um dos carecas mais queridos e odiados do Brasil
Ministro Alexandre de Moraes, um dos carecas mais queridos e odiados do Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi o único brasileiro a ser incluído na lista das 25 pessoas mais influentes de 2025 do jornal britânico Financial Times, divulgada nesta sexta-feira (5). Moraes foi categorizado como um dos "heróis" do ano, ao lado de nomes como a atriz Jane Fonda e a escritora Margaret Atwood.

Segundo a publicação, Alexandre de Moraes "tornou-se um símbolo de democracia e justiça no Brasil" em um contexto em que cortes supremas de outros países demonstraram fragilidade diante de líderes populistas e autocratas.

O texto, assinado pela historiadora brasileira Lilia Moritz Schwarcz, destaca o enfrentamento do ministro à tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023, mencionando que o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alta patente foram presos "após um julgamento público e transparente, transmitido em rede nacional".

A publicação do Financial Times também pondera sobre a crescente centralidade das ações do ministro. "A crescente centralidade das decisões do ministro, o uso de instrumentos jurídicos excepcionais e o amplo alcance de suas ações judiciais evidenciam uma tensão entre firmeza e excesso."

O jornal conclui a análise de Moraes com uma ressalva: "Em democracias, o poder deve sempre estar sujeito a contrapesos, mesmo quando exercido em nome da proteção."

A lista de 25 nomes é elaborada a partir da consulta a repórteres, colunistas e editores do jornal, buscando identificar as pessoas cujos talentos, descobertas, ideias e exemplos estão transformando o mundo.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: