Geral

OPA 2025/2026

​Termina votação do OPA; obras selecionadas serão conhecidas na quinta-feira (17/07)

Comunidade se mobilizaram até o último momento do prazo. Ao todo, 845 propostas de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano foram para votação

Da Redação

Segunda - 14/07/2025 às 06:00



Foto: Imagem enviada ao Piauíhoje.com Comunidade da Cacimba Velha se mobilizou para garantir obras de asfaltamento de uma rua importante
Comunidade da Cacimba Velha se mobilizou para garantir obras de asfaltamento de uma rua importante

Terminou neste domingo (13.07), às 23h59min horas, a votação popular do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025/2026. Centenas de entidades se mobilizaram nas cinco maiores cidades do Estado para indicar as obras que consideram prioritárias para suas comunidades. Dados parciais da tarde de domingo revelam que cerca de 400 mil pessoas votaram nesta edição do programa. Os números totais serão divulgados na próxima quinta-feira (17/07), oportunidade em que serão conhecidas as obras a serem realizadas. 

A votação do OPA 2025/2026 começou dia 4 de julho. Moradores de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano puderam escolher as obras consideradas prioridades pela população de cada bairro e cada cidade. As obras votadas e selecionadas serão conhecidas até o final desta semana. 

A votação foi totalmente digital, através do site opa.colab.re, aplicativo Colab, WhatsApp (86 98130-2765). As pessoas também puderam votar presencialmente nas vans do OPA, que circularam nas cinco cidades participantes. As vans e picapes funcionaram como cabines móveis de votação e contam com tablets, internet e equipes de apoio técnico. 

Lideranças da comunidade fizeram mobilização na Cacimba Velha por obras do OPA / Foto enviada ao Piauíhoje.com

Nesta edição, 564 entidades comunitárias cadastraram 1.311 propostas. Após uma análise técnica, documental e orçamentária, 845 propostas foram consideradas viáveis e ficaram aptas para votação. Teresina concentra 450 delas; Parnaíba, 77; Picos, 79; Piripiri, 143; e Floriano, 96.

O OPA 2025/2026 conta com um investimento de R$ 80 milhões. O programa reafirma o compromisso do governo com uma gestão mais participativa, eficiente e conectada com as reais demandas e interesses da população.

Áreas prioritárias
De acordo com dados do governo do Estado, as propostas cadastradas e consideradas viáveis contemplam diversas áreas prioritárias, com destaque para:

1 - Mobilidade Urbana (41,1%);
2 - Esporte e Lazer (25,8%);
3 - Cultura (14,3%);
4 - Segurança e Justiça (9,7%);
5 - Produtividade e agricultura (9,2%).

O secretário estadual do Planejamento, Washington Bonfim, disse que a votação foi um sucesso e comemorou os resultados. Ele destacou a importância da participação popular na escolha das obras consideradas prioritárias pelas comunidades rurais e bairros das cidades onde o OPA está sendo aplicado.

Secretário Washington Bonfim / Foto: Redes sociais O que é o OPA

O Orçamento Participativo Digital, é um programa do Governo do Estado do Piauí. Foi criado em 2023. É coordenado pela Secretaria de Planejamento (Seplan), com apoio da Secretaria de Relações Sociais (Seres). O objetivo do OPA é ampliar a escuta da população para que as próprias comunidades definam, por meio de voto, quais obras e serviços devem ser incluídos no orçamento estadual.

Atualmente, o OPA está chagando às cinco maiores cidades do Estado e não há previsão no governo para p9ampliar esse número de cidades a serem beneficiadas com obras escolhidas através do OPA, pelo voto direto de cada cidadão.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: