Geral

TABU

Sarah Menezes quebra estigma da menstruação em publicidade de absorventes

A atleta relembrou que quando ganhou o ouro nas Olímpiadas de 2012 estava menstruada

Da Redação

Segunda - 01/07/2024 às 15:17



Foto: Divulgação Sarah Menezes participa de campanha para marca de cuidados íntimos
Sarah Menezes participa de campanha para marca de cuidados íntimos

Em uma nova campanha publicitária para uma marca de absorventes, a judoca piauiense Sarah Menezes questionou estigmas da menstruação ao relembrar o que pode fazer mesmo estando no período menstrual. Ela conta que a menstruação não a impediu de ganhar uma das principais medalhas do judô brasileiro em 2012. Segundo ela é durante esses momentos em que se sente mais forte.

"Eu estava menstruada nas lutas mais importantes da minha vida. Intimus me convidou para falar sobre meus progresso, sobre minha relação com a menstruação e como isso nunca foi um impedimento para alcançar meus objetivos, eu me sinto mais forte e determinada nesse período. Então eu gosto de dizer que esse é meu golpe secreto. Desde muito jovem estou acostumada com desafios. Fui bicampeã mundial junior e lembro até hoje de como as lutas foram difíceis, mas eu sempre fui muito confiante no meu potencial. Nem sempre a gente vence, tudo bem, mas é importante sempre focar no seu progresso", declarou a judoca.

O projeto Movimentos de Progresso de Intimus reforça a expressão criativa "Não chegamos tão longe para parar aqui", ação global divulgada em janeiro, e chancela o posicionamento da marca "Menstruada ou não, ela pode" incentivando que mulheres, em diferentes áreas de atuação, compartilhem o progresso na vida delas.

Segundo Maria Claudia Toffoli, diretora de Marketing da Kimberly-Clark, a Intimus trabalha em prol do proposito feminino e questiona nesta campanha os estigmas colocados pela sociedade referentes à menstruação, pois a marca afirma que algo tão natural não deve ser obstáculo para o progresso feminino.

"Temos como propósito atuar em prol do progresso feminino; por isso, a menstruação não deve ser um obstáculo e um estigma que atrapalhe a mulher de fazer o que ela quiser e de se destacar na sociedade. Em um momento em que várias atletas, mais uma vez, estão mostrando sua força e disciplina, queremos reforçar o protagonismo delas e dar luz às histórias para compartilhar momentos de superação e inspirar tantas outras meninas e mulheres. A narrativa do projeto propõe uma reflexão para toda a sociedade sobre a importância de valorizar os movimentos femininos e reforçar que elas podem conquistar muito mais, menstruadas ou não", afirma Maria Claudia Toffoli, diretora de Marketing para a categoria Feminino e Adulto da Kimberly-Clark América Latina.

O ciclo menstrual pode interferir na rotina feminina de diversas maneiras, mas que não é igual para todas as mulheres. Dessa forma pode ser mais tranquilo para algumas e mais desconfortável para outras.

"Cada mulher lida de uma maneira diferente com o ciclo; algumas têm dores e indisposição para praticar atividade física nesse período. Mas, se você estiver se sentindo bem, sem dor e com acesso a absorventes, treinar e competir menstruada não tem nada demais. E, quanto mais a gente normaliza isso, mais meninas continuam nos esportes. Por isso, com esse projeto, vamos contra histórias reais de atletas que, menstruadas ou não, superaram os obstáculos para alcançarem seus objetivos dentro de quadra ou em qualquer ambiente esportivo", destaca Marisa Cazassa, gerente executiva de Marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: